Paraibano Matheus Cunha é convocado para Seleção Brasileira principal

O nome do jogador foi anunciado pelo técnico Tite para os confrontos contra Chile, Argentina e Peru em setembro.

Por Felícia Arbex e Vitor Oliveira

Artilheiro do ciclo olímpico de Tóquio e medalhista de ouro olímpico, com direito a gol na final contra a Espanha, o atacante Matheus Cunha foi convocado para a seleção brasileira para os próximos três jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O nome do paraibano foi anunciado pelo técnico Tite nesta sexta-feira (13), para os confrontos contra Chile, Argentina e Peru.

Matheus Cunha
Paraibano Matheus Cunha é convocado para seleção brasileira principal (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O principal motivo passa pela resposta positiva que Cunha deu atuando pela seleção olímpica. Foram, ao todo, 28 jogos sendo comandado por André Jardine, quase sempre atuando como titular absoluto, e com um nível de atuação bastante satisfatório em prol da equipe.

O atleta balançou as redes em 21 oportunidades. Sempre que o Brasil precisou, o seu faro de gol esteve disponível para fazer a alegria da equipe e da torcida brasileira. Na final da Olimpíada de Tóquio, contra a Espanha, no último domingo, ele superou uma contratura muscular para conseguir ir a campo e marcar o gol que abriu a triunfante vitória canarinha.

Chamamento esperado

A convocação de Matheus Cunha não era novidade. Isso porque o atacante já foi chamado em setembro de 2020 para as duas primeiras partidas da Seleção nas Eliminatórias, contra Bolívia e Peru. Ele não chegou a participar dos jogos, mas conta, agora, com ainda mais atributos favoráveis para acreditar que deve voltar a figurar no grupo de Tite e dar sequência ao seu maior sonho de criança. Já de volta ao Hertha Berlin, o jogador concedeu entrevista à TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo em João Pessoa, na Paraíba, nesta quinta-feira (12), e contou sobre a ansiedade por uma nova chance no time principal do Brasil.

“Eu sou uma pessoa que tento muito controlar aquilo que posso controlar. Falar da expectativa sobre a Seleção é algo incontrolável. Por mais que você tente imaginar, é algo que, aconteça o que acontecer, você tem que estar preparado. É o meu sonho de criança. O que me move a jogar futebol é a seleção brasileira. É o ápice do que eu quero para mim, profissionalmente falando. E, sim, a minha expectativa (para uma convocação) é alta”, disse.

Ainda em janeiro de 2020, Matheus Cunha concedeu entrevista e afirmou que, pela seleção olímpica, já sentia algo inexplicável quando convocado. Desde então, ele também já afirmava o seu desejo de chamar a atenção de Tite. Passado mais de um ano e meio desse momento, o atacante campeão olímpico certamente despertou alguma movimentação na comissão técnica do time principal do Brasil.