Eliminado na repescagem do Paraibano, Treze agora torce para que Sousa consiga o acesso para herdar vaga na Série D

Quinto colocado no estadual, Treze precisa que o Dinossauro ascenda à Terceirona para ter calendário no segundo semestre de 2023. Do contrário, terá novamente apenas o estadual para disputar no próximo ano.

Foto: Kyoshi Abreu / TV Dino

A derrota por 1 a 0 do Treze para o Sousa, no domingo, pela repescagem do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, colocou um ponto final na temporada do Galo da Borborema após apenas dois meses e cinco dias do seu início. A queda precoce no estadual, assim como na última temporada, deixou o Alvinegro de fora das competições nacionais e apenas com o Paraibano a ser disputado em 2023. A única forma de mudar esse cenário é torcer para que seu algoz consiga o tão sonhado acesso à Série C ainda neste temporada o que faria com que o time do bairro do São José herdasse a vaga do Dinossauro na próxima edição da quarta divisão.

Para se entender melhor a situação, é importante esclarecer como funcionam os critérios de classificação para a Série D a partir do Campeonato Paraibano. Os dois primeiros colocados do estadual ganham o direito de representar a Paraíba na 4ª divisão nacional do ano seguinte, a menos que já estejam disputando competições superiores, casos das séries A, B e C do Brasileirão; se esse for o caso, as vagas vão sendo repassadas para os clubes imediatamente abaixo na classificação geral do campeonato local.

Eliminado na repescagem do Paraibano, Treze agora torce para que Sousa consiga o acesso para herdar vaga na Série D
Classificado às semifinais, o Sousa já tem vaga garantida na próxima edição da Série D | Foto: Jefferson Emmanuel / Sousa EC

No Paraibano de 2022, Botafogo-PB e Campinense conseguiram suas classificações às semifinais de maneira antecipada, mas, como eles já disputam atualmente a Série C do Brasileiro, não estão pleiteando vagas na Série D de 2023. Assim, a configuração do estadual se desenhou de maneira que o terceiro e o quarto colocados é que representariam a Paraíba na 4ª divisão nacional em 2023.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paraibano, terceiro e quarto colocados serão os clubes eliminados nas semifinais. Significa dizer que os outros dois semifinalistas, avançando ou não para a decisão, ficarão com essas vagas na Série D do próximo ano. Ou seja, o Sousa — que eliminou o Treze — e o Nacional de Patos — que despachou o São Paulo Crystal — são os donos dessas vaga na 4ª divisão nacional de 2023. E, então, onde o Galo entra nessa história?

regulamento paraibano
Regulamento do Campeonato Paraibano discrimina como se dá a distribuição de vagas das equipes nas competições nacionais (Foto: Reprodução / FPF-PB)

É que, ainda de acordo com o regulamento do Campeonato Paraibano, o quinto colocado geral do estadual será o time eliminado na repescagem — Treze ou São Paulo Crystal — que tiver feito melhor campanha, isso somadas a fase de grupos e a repescagem. Como o Galo somou 12 pontos na primeira fase e zero na repescagem, e o Carcará do Engenhou somou nove pontos na fase classificatória e zero no mata-mata, então o Alvinegro de Campina Grande é o quinto colocado geral do estadual deste ano.

E de que vale o Treze torcer pelo Sousa na Série D deste ano? É que, como o Dinossauro é um dos clubes já garantidos na 4ª divisão nacional de 2023 — ao lado do Nacional de Patos —, caso o Dino consiga o acesso na Série D deste ano, disputará a Série C no próximo ano e, assim, não utilizando sua vaga na 4ª divisão de 2023. Assim, a vaga do Sousa na Série D do próximo ano ficará em aberto e terá que ser repassada para o próximo time na ordem de classificação do Paraibano de 2022, que é o Treze

São Paulo Crystal
São Paulo Crystal herdou a vaga da Série D em 2022 do Campinense após a Raposa conseguir o acesso à Série C (Foto: Divulgação)

Isso de a vaga de um clube paraibano na Série D ser repassada para outro após um acesso do primeiro à Série C aconteceu na temporada passada. O Campinense estava confirmado na Série D de 2022 por ter sido vice-campeão paraibano em 2021. Mas, como a Raposa subiu da Série D para a C ainda em 2021, a sua vaga na 4ª divisão nacional de 2022 foi repassada ao São Paulo Crystal, que era o melhor colocado do estadual além dos times já classificados para séries do Brasileirão..

Voltando a Sousa e Treze, o Dino, agora contando com a torcida do Galo, inicia a sua trajetória na Série D do Brasileirão no próximo domingo, quando, às 15h, medirá forças com o América-RN, na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte. Já o Alvinegro de Campina Grande deverá passar nos próximos dias por um processo de desmanche da equipe que disputou o estadual.