História do Treze Futebol Clube, tudo sobre o Galo da Borborema

Conheça a história do Treze Futebol Clube, um dos principais clubes da Paraíba, quais os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe.

Foto: Treze FC (site oficial)

“Tu és a alegria do povo, tu és campeão de novo”, é assim que um trecho do hino descreve a história do Treze Futebol Clube, time atual campeão do Campeonato Paraibano e também equipe  que compõe a lista dos maiores clubes do estado. 

Com uma trajetória vitoriosa no futebol paraibano, a história do Treze Futebol Clube tem espaço no JORNAL DA PARAÍBA, que elaborou uma matéria especial sobre o Galo da Borborema, um dos grandes da cidade de Campina Grande, trazendo curiosidades, títulos e também quais são os principais rivais do time trezeano. 

História do Treze Futebol Clube, conheça o Galo da Borborema

O quase centenário Treze foi criado por um grupo de amigos esportistas entusiastas do futebol que se reuniu à época para fundar o clube. No entanto, na primeira reunião desses jovens, não foi estabelecido qual seria o nome da nova equipe, que viria a ser definido posteriormente em 20 de outubro. E devido ao grupo fundador ser composto por 13 pessoas, ficou decidido que o time teria esse nome em homenagem aos criadores. 

Quando o time foi fundado? 

Fundado originalmente em 7 de setembro de 1925, a primeira partida na história do Treze Futebol Clube aconteceu apenas quase um ano depois, em 1º de maio de 1926, contra Palmeiras Sport Club, da capital João Pessoa, um dos relevantes times do futebol no estado à época. Nessa mesma partida, o primeiro gol da equipe saiu dos pés de Plácido Veras, conhecido como Guiné. O gol histórico também deu a vitória pelo placar simples ao time alvinegro. 

Dois anos depois da estreia nos gramados paraibanos, o Treze fez a sua primeira aparição em um jogo interestadual, contra o Paissandu, do Rio Grande do Norte, em uma competição que se chamava ‘Taça Paissandu’, quando o Galo saiu vencedor por 3 a 1 e conquistou o título inédito. 

Qual mascote do Treze Futebol Clube?

O mascote oficial da equipe é o Galo. De acordo com informações do próprio clube, disponíveis inclusive no site oficial, o mascote foi escolhido porque o galo é o animal que representa o número 13, no “jogo do bicho” (jogo de aposta lotérica). 

Além disso, o mascote já fez parte também do próprio escudo do Treze ao longo dos anos. No entanto, desde as últimas modernizações do escudo, o animal foi retirado do símbolo principal da equipe. 

Quais as cores do uniforme do Treze? 

A principal, e mais tradicional, camisa na história do Treze Futebol Clube é a que o time veste preto e branco verticalmente. Essas cores, inclusive, são as oficiais da equipe desde a sua fundação. Os shorts e meiões pretos completam o uniforme principal do Galo da Borborema. 

Uniforme do treze FC: uma camisa branca pendurada na rede do gol e, pendurada ao lado, uma camisa com listras verticais em branco e preto

No entanto, durante as décadas de 1940 e 1950, em jogos pontuais, e quando o Campinense, rival da equipe, ainda não tinha relevância no mundo do futebol, o time chegou a usar as cores rubro-negras em homenagem às cores da bandeira da Paraíba. As ocasiões que o Treze vestiu vermelho foram contra o ABC, do Rio Grande do Norte, e contra o Fluminense. 

Treze Futebol Clube: conheça os títulos

O Treze é um dos principais vencedores do futebol paraibano. Elaboramos uma lista com as principais conquistas do clube, seja em âmbito estadual, regional e até nacional. Veja a lista abaixo. 

Torneio Pernambuco-Paraíba

Em 1961, a história do Treze Futebol Clube ganhou mais uma taça, o Torneio Pernambuco-Paraíba. A competição consistia em quadrangular que envolvia duas equipes paraibanas e outras duas de Pernambuco. Além do Treze, o Campinense era outro time representante do estado e também Santa Cruz e Náutico. 

O Treze terminou o torneio em primeiro lugar, com 9 pontos, seguido de Santa Cruz com 7, Campinense e Náutico com 4. 

Torneio Paraíba-Rio Grande do Norte

Em uma competição similar à anterior, o Torneio Paraíba-Rio Grande do Norte foi realizado em 1980 e também vencido pelo Galo da Borborema. Os representantes da Paraíba no campeonato, além do alvinegro, foram o Auto Esporte e também o Campinense. Além disso, América-RN, Baraúnas e Alecrim representaram o estado vizinho. 

Torneio Paralelo CBF 

Em 1986, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou o Torneio Paralelo, competição equivalente à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, o torneio tinha 36 equipes divididas em quatro grupos regionalizados, cada subdivisão representava uma região do país. 

Em seu grupo, o Treze ficou em primeiro lugar após a primeira fase classificatória, à frente de equipes como Moto Club, Ferroviário e River-PI. Nos outros respectivos grupos, o Central-PE, o Inter de Limeira-SP e o Criciúma lideraram. 

Esses quatro clubes, por conta disso, alguns anos depois, se consideraram campeões do torneio nacional equivalente ao que atualmente seria o Campeonato Brasileiro da Série B.  No entanto, a CBF não reconhece nenhuma das equipes como vencedoras do torneio. O Treze, por exemplo, se auto-intitula em seu site oficial como vencedor daquela competição. 

Campeonato Paraibano 

Estadualmente, o Treze é o terceiro time com mais títulos do Campeonato Paraibano, no geral são 17 títulos conquistados pela equipe de Campina Grande no torneio, desde que começou a disputar a competição no século passado, em 1939. 

Jogadores celebrando, simbolizando a História do Treze Futebol Clube
Treze foi campeão do Campeonato Paraibano de 2023 – Foto: Mário Aguiar/ge PB

O último título paraibano vencido pelo clube foi recentemente, neste ano de 2023, na final vencida contra o Sousa, no sertão do estado, que aconteceu de forma dramática, em disputa de pênaltis. Com a taça, a equipe quebrou um jejum de 3 anos sem títulos do campeonato, desde a última conquista, em 2020, quando a equipe venceu o maior rival, o Campinense, na grande decisão. 

Quais os maiores rivais do Treze Futebol Clube?

Como um dos times de maior sucesso ao longo das últimas décadas no futebol paraibano, o Treze acumulou também rivalidades com outras potências internas, como é o caso das rivalidades com o Campinense, outra equipe de Campina Grande, e também o Botafogo-PB, da capital João Pessoa. 

Campinense

O maior rival da história do Treze Futebol Clube é o Campinense Clube. Conhecido como ‘Clássico dos Maiorais’, a rivalidade movimenta o futebol paraibano há 67 anos. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em novembro de 1955, quando em amistoso realizado no Estádio Municipal Plínio Lemos o Treze goleou por 4 a 0 o Campinense, em jogo válido pelo campeonato municipal de Campina Grande. 

Em eleição feita pela Revista Época, em 2009, o ‘Clássico dos Maiorais’ foi eleito o nono maior do país, à frente de muitos outros, como Bahia e Vitória, outra grande rivalidade à nível do Nordeste. 

Botafogo-PB 

Outro grande rival do Treze é o Botafogo-PB, de João Pessoa. O confronto entre as equipes é nomeado de ‘Clássico Tradição’, que está em disputa desde o ano de 1939, ostentando a marca de ser um dos mais antigos jogos de alta rivalidade no estado até os dias atuais. 

A primeira partida da história do Treze Futebol Clube contra o Botafogo Futebol Clube foi um resultado estrondoso: vitória por 8 a 1 do Galo sobre o Belo, em plena cidade de João Pessoa.

Qual é o estádio do Treze FC?

O Presidente Vargas é o estádio do Treze. Inaugurado em março de 1940, o jogo inicial colocou frente a frente a equipe do alvinegro contra o Ypiranga, de Pernambuco. O primeiro jogo da história do Treze Futebol Clube no estádio terminou empatado em 3 a 3, com o primeiro gol sendo anotado por Alcides, jogador do time pernambucano. Atualmente, o estádio tem capacidade para 8885 pessoas. 

Além do Presidente Vargas, o Treze manda uma outra parte de seus jogos em outro estádio de Campina Grande, no caso ‘O Amigão’. O estádio não é de propriedade do Treze, ou do Campinense, que também manda algumas partidas no local, e sim do Governo do estado. 

Quais são os maiores craques do Treze Futebol Clube

O maior ídolo da história do Treze Futebol Clube é Adelino, conhecido como ‘Leão do Galo’. Pelo clube, teve duas passagens marcantes, a primeira entre 1969 e 1972, além de uma volta em 1975 e a posterior saída em 1980. 

Com a camisa preta e branca, Adelino é o vice-artilheiro de todos os tempos com o Galo da Borborema, no recorte de jogos oficiais, com 151 gols marcados. Contra o maior rival do Treze, o Campinense, Adelino foi às redes em 16 oportunidades, sendo o maior artilheiro da equipe alvinegra em jogos contra o rival campineiro. 

Como uma das maiores marcas de sua carreira, em 1979 igualou recorde de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ao marcar incríveis 8 gols contra o Nacional de Cabedelo em uma partida oficial de um campeonato dentro da estrutura do futebol brasileiro, no caso a competição estadual paraibana. 

Pelo Treze, Adelino venceu o Campeonato Paraibano de 1975, em título que foi dividido pela justiça com o Botafogo-PB. 

Foto em preto e branco, com jogador Ardelino (que está com os cabelos molhados e sorrindo) com camisa branca do Treze Futebol Clube levantando um troféu
Adelino é o maior artilheiro da história do Treze Futebol Clube – Foto: Reprodução / Treze Futebol Clube

Treze Futebol Clube em 2023, qual o elenco?

Em 2023, o Treze já tem motivos para comemorar. A equipe de Campina Grande foi campeã do Campeonato Paraibano 2023 contra o Sousa, em jogo acirrado, que foi para os pênaltis e teve vitória emocionante garantida pelo alvinegro da borborema. 

Além da competição estadual, o Treze não teve mais disputas em outros torneios nesta temporada. Devido à eliminação precoce no estadual de 2022, a equipe não garantiu vaga para o Brasileirão Série D nesta temporada. Além disso, o Treze também não disputa a Copa do Brasil. Veja abaixo o elenco da equipe ao final do Campeonato Paraibano 2023. 

Técnico: 

William De Matia

Goleiros: 

Igor Rayan, Gabriel Oliveira, João Marcos

Laterais-direitos: 

Fernango Pileggi, André Victor

Zagueiros: 

Geninho, Saulo, Gabriel Macedo, Bruno, Leozão

Laterais-esquerdos: 

Jhonathan Moc, Paulo Henrique

Volantes: 

Roberto, Edmundo, Zé Augusto, Lyedson

Meias: 

Yamada, Kauê, Cal

Atacantes: 

Lucas Mineiro, Vitão, Caio Vieira, Wallisson Bahia, Wilker, Xandy

Resumo 

Nesta reportagem, você conheceu a história do Treze Futebol Clube, um dos principais clubes da Paraíba, os seus títulos, qual é o seu estádio e também o elenco atual da equipe, que tem várias das principais marcas do futebol no estado. 

Além disso, você acompanhou também quais são os rivais do Treze no Campeonato Paraibano, como Campinense e Botafogo-PB. 

Se você é um torcedor apaixonado e quer saber tudo sobre o Treze, acesse as notícias de esportes do Jornal da Paraíba para ver mais conteúdos especializados sobre o futebol paraibano e outros esportes.