Hotel Globo: por do sol de tirar o fôlego com vista para o rio Sanhauá

Edifício foi construído em 1929 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba desde 1978.

Foto: Gilberto Firmino

Localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, em João Pessoa, o Hotel Globo é um edifício histórico que chama a atenção de turistas e moradores locais. Construído em 1929, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba em 1978.

O Hotel Globo não recebe mais hóspedes, mas se tornou um ponto turístico para quem visita a capital paraibana. A belíssima vista do pôr do sol e do rio Sanhauá é um dos principais atrativos do local. Além disso, toda sexta-feira, acontece o projeto “Sol Maior”, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, que traz música a partir das 16h, tornando o ambiente ainda mais agradável.

O prédio do Hotel Globo possui uma arquitetura imponente e uma história rica. Durante muitos anos, o local foi palco de importantes eventos sociais e políticos da cidade. O prédio, inclusive, foi utilizado como hospital durante a Segunda Guerra Mundial.

Com a desativação do hotel, em 1965, o prédio passou por diversas transformações até se tornar o que é hoje. O espaço é utilizado para exposições, eventos culturais e artísticos e, principalmente, para contemplação da vista privilegiada.

O Largo de São Frei Pedro Gonçalves, onde o Hotel Globo está situado, é uma área de grande importância histórica e cultural para João Pessoa. O largo é cercado por casas coloridas e prédios antigos que compõem uma bela paisagem urbana. O local é palco de diversos eventos culturais e religiosos, como a tradicional Festa de São Frei Pedro Gonçalves, que acontece todos os anos em abril.

O Hotel Globo e o Largo de São Frei Pedro Gonçalves são lugares que preservam a história e a cultura da cidade, e que valem a visita para quem quer conhecer mais sobre João Pessoa e sua rica herança cultural. A vista privilegiada do rio Sanhauá e o ambiente tranquilo e acolhedor fazem do Hotel Globo um lugar especial para contemplação e para desfrutar do charme da capital paraibana.