Jogo entre Botafogo e Campinense é interrompido por falta de luz

Jogo foi paralisado no intervalo de Botafogo 2 a 1 Campinense. Depois de uma hora de pausa, comissão de arbitragem resolve suspender a partida até esta segunda-feira (19).

Horácio Roque
Especial para o Paraíba1

Na rodada de abertura do quadrangular final do Campeonato Paraibano, na tarde deste domingo (18), o Botafogo vencia o Campinense por 2 a 1 quando o jogo foi interrompido por falta de energia no estádio Almeidão. O árbitro Roberto Lima optou por paralisar a partida e a Federação Paraibana de Futebol (FPF) remarcou a realização do tempo restante para esta segunda-feira (19), às 15h15, com portões abertos para o público.

O tempo já não estava bom para futebol. Choveu o dia inteiro e o campo do Almeidão não apresentava boas condições de jogo. E antes mesmo de começar a partida, a Federação já alertava para o risco da partida ser paralisada. Não por causa da chuva, mas porque os refletores não estavam funcionando. Segundo Jáder Filho, do Departamento Jurídico da FPF, já existia eletricistas no estádio tentando solucionar o problema.

Dentro de campo, Campinense e Botafogo faziam um duelo quase apático durante os minutos iniciais de jogo. A Raposa foi quem abriu o placar aos 30 minutos, com Ricardo Miranda aproveitando um rebote de fora da área e mandando a bola no canto esquerdo do goleiro Genivaldo. Pouco tempo depois, Edmundo empatava de pênalti. E já nos acréscimos, Chapinha aproveitava bobeada da defesa rubro-negra para deixar o Belo na frente (2 a 1).

Saiba o que diz o Regulamento Geral de Competições, da CBF, sobre casos do tipo:


Art. 45 – As partidas não iniciadas e as que forem suspensas até os 30 minutos do segundo tempo, pelos motivos enunciados no parágrafo 1º do artigo 44, serão complementadas no dia seguinte, caso tenham cessados os motivos que a adiaram ou a suspenderam, desde que nenhum dos clubes tenha dado causa ao adiamento ou à suspensão.

De jogo, foi apenas isso. As equipes entraram para os vestiários e ficaram aguardando a liberação para voltarem a campo para as disputas da etapa derradeira. Mas nem as luzes dos refletores nem as do próprio prédio do Almeidão estavam funcionando. A FPF chegou a cogitar a hipótese de que a região do estádio estava sem luz, o que foi descartado pela assessoria de imprensa da Energisa – companhia que gerencia a luz na Paraíba.

Uma hora depois do fim do primeiro tempo, uma das bandas de refletores (a que fica sob a arquibancada sombra) chegou a funcionar e as equipes entraram em campo para aquecimento. Mas apenas por cerca de 20 minutos, pois o árbitro Roberto Lima encerrou a partida. O segundo tempo, então, será amanhã, no mesmo local, às 15h15. As equipes deverão entrar em campo com as mesmas formações.

Outro ponto negativo ficou por conta da torcida que estava no lado reservado ao Campinense. Enquanto o Almeidão estava no escuro, torcedores não-identificados chegaram a soltar rojões em direção a torcida alvinegra e a cabine em que a Polícia Militar se aloja dentro do campo. A PM não conseguiu identificar os baderneiros.