Greve da polícia termina na Paraíba

Polícia Civil aceita proposta do Governo e encerra greve. O presidente da associação dos policias civis faz balanço positivo do movimento.

A greve da Polícia Civil foi encerrada ontem em todo o Estado. A categoria aceitou a proposta do governo e voltou a trabalhar normalmente desde a manhã de ontem. Entre as reivindicações atendidas, o governo assegurou a distribuição de equipamentos de segurança que já foram adquiridos e publicou a revogação da resolução 03/2011, no Diário Oficial da última sexta-feira.

O presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol), Sandro Bezerra afirmou que o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, informou que já foram adquiridos 1.500 coletes à prova de bala, 650 pistolas, munições e algemas. Todo o material será distribuído entre os policiais civis da Paraíba.

A publicação do edital para promoções funcionais também é considerada uma vitória da categoria, além da revogação da resolução 03/2011, considerada ilegal pelos policiais por promover desvios de função. O presidente da Aspol explicou que recebeu a garantia da secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha de que não haveria retaliações ou transferência dos grevistas.

“Nós saímos vitoriosos do movimento grevista e com ânimo renovado, mas não podemos nos acomodar. A proposta que nós recebemos do governo ainda garante que entre os dias 10 e 20 de dezembro serão discutidas a implantação do subsídio além da reposição das perdas salariais,” explicou Sandro Bezerra.

Agentes de investigação, escrivães e motoristas estavam em greve desde o dia 28 de outubro.