Eleitores vão às urnas nos Estados Unidos

Disputa pela Casa Branca é considerada a mais importante desde 2004 e 2008 por 70% do eleitorado norte-americano.

Apesar do frio e das dificuldade criadas pelo furacão Sandy na costa leste, americanos foram ontem às urnas em grande número para decidir a disputada eleição entre o presidente democrata, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney.

Pesquisa Gallup mostrou que 70% dos eleitores consideram essa eleição mais importante que as de 2004 e 2008. Até as 21h (horário de Brasília), nenhum resultado havia sido divulgado.

Houve problemas em alguns locais, mas o maior receio era de uma apuração apertada e confusa em Ohio, um dos Estados mais importantes para definir o vencedor.

Obama e Romney passaram o dia em seus esforços finais. O presidente pediu votos por telefone e parabenizou o adversário por uma campanha "entusiasmada". Romney teve eventos de última hora em Ohio e na Pensilvânia.

FLÓRIDA
Uma hora após a abertura das urnas, ontem, eleitores do condado de Pinellas, na Flórida, foram informados erroneamente, por telefone, de que teriam até hoje para votar. O erro teria ocorrido por causa de um problema na central de telecomunicações do escritório de supervisão eleitoral do condado, que fez disparar ligações automáticas que deveriam ter sido feitas na segunda-feira e não ontem.

Logo após a descoberta do erro, novos telefonemas foram feitos para informar os eleitores do problema.

A Flórida, um dos Estados-chave da eleição, foi o cenário da polêmica no pleito de 2000, quando milhares de votos duvidosos deixaram de ser computados e George W. Bush venceu por 537 votos, o que lhe deu a Presidência.

No Colorado, eleitores se queixaram de que os votos em Mitt Romney foram mudados para Barack Obama. O governo do Estado apura o caso.