Inep divulga gabaritos oficiais e cadernos de provas do Enem Digital 2021; confira

Participante deve acessar o site do Inep para ter acesso aos gabaritos e cadernos de provas.

Novo Enem: veja mudanças nas provas a partir de 2024

Foram divulgados nesta quarta-feira (10) os gabaritos oficiais das provas objetivos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital. Para conferir, o participante deve acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

>> Confira os gabaritos do Enem Digital aqui

O Inep aplicou o Enem 2020 Digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame podem ser consultados e baixados pelos participantes, que devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os inscritos resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Nesta primeira edição do Enem Digital, o texto foi escrito à mão. No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Resultados

Os resultados das duas versões do Enem 2020 (impressa e digital) serão publicados no dia 29 de março. Já o boletim individual dos “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos — está previsto para ser divulgado no dia 28 de maio. Cabe pontuar que esses participantes puderam realizar apenas a versão impressa do Enem 2020, em 17 e 24 de janeiro.

Anulada

Um item da prova de matemática e suas tecnologias foi anulado. Trata-se da questão 140 do Caderno 5 (Amarelo); 148 do Caderno 6 (Cinza); 157 do Caderno 7 (Azul); e 165 do Caderno 8 (Rosa). O Inep identificou que a referida questão, que apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação. A anulação não compromete o processo de estimação da nota das participantes. O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.