Açudes sangram após fortes chuvas na Paraíba

Especialista diz que tendência é que as chuvas continuem.

Açudes sangram após fortes chuvas na Paraíba
Açudes sangram após fortes chuvas na Paraíba

Pelo menos três açudes da Paraíba transbordaram, entre a segunda-feira (3) e esta terça-feira (4), após fortes chuvas nas regiões do Curimataú e também Sertão do estado. Um deles, que não é monitorado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) por ser de pequeno porte, está situado no município de Sossego.

Somente nas últimas 24 horas, o município registrou 95 milímetros de chuvas. Ainda em Sossego, a grande quantidade de chuvas causou alagamentos em ruas e casas.

Já conforme a supervisão da Aesa, o açude Cochos localizado em Igaracy, também transbordou. O reservatório tem capacidade de 4.199.773 metros cúbicos de água e está, atualmente, com 4.268.429 metros cúbicos, aproximadamente 101,63% de sua capacidade. Foram registrados 19,3 milímetros de chuvas na cidade nas últimas 24 horas.

Já o reservatório Lancha I, em Aguiar, também sangrou. O manancial que tem capacidade para 5.675.800 de metros cúbicos de água, está 5.931.500 de metros cúbicos, cerca de 104,51% do volume total.

De acordo com Isnaldo Cândido, especialista em recursos hídricos, é comum que chuvas com grande intensidade em um curto espaço de tempo ocorram no início do ano e a tendência é que continuem caindo.

Ainda segundo o especialista, mesmo que os açudes precisem recuperar o volume hídrico, é preciso ter cautela. Para evitar acidentes, uma das alternativas é limpar as barragens antes das chuvas.