Moradores se arriscam em busca de alimentos em escombros de incêndio em supermercado

Adultos e crianças se arriscaram entre fios, ferro e fumaça, na esperança de levar alimentos para casa.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Após incêndio de grande proporção atingir supermercado, nesta quinta-feira (6), em João Pessoa, pessoas estiveram no local em busca de coletar produtos que restaram nos escombros. A movimentação começou ainda na tarde desta sexta-feira (7) e se estendeu pela madrugada deste sábado (8). Adultos e crianças se arriscaram entre fios, ferro e fumaça, na esperança de levar alimentos para casa.

As equipes da Defesa Civil de João Pessoa ainda estão recolhendo os entulhos que restaram do incêndio. O coronel Kelson Chaves, que coordena a retirada, em entrevista à TV Cabo Branco, alegou que os escombros possuem materiais capazes de ferir os moradores, oferecendo, portanto, risco a quem procura por produtos no local.

“Parece um cenário de guerra, tem ferragens, pedras, fios e alguns focos de incêndio, estamos tentando convencer a população a sair do local para que possamos acelerar a retirada dos entulhos”, explicou o coronel.

Na tarde desta sexta, circularam nas redes sociais imagens de crianças com queimaduras. Um dos meninos chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para cuidar dos ferimentos, que eram leves.

Um morador que estava no local durante a madrugada, um senhor chamado Aguinaldo, carregava macarrão instantâneo e vinagre. Questionado se tinha medo de se ferir, ele disse que não.

“Cheguei aqui às 10 da noite, não tenho medo porque quem tá aqui é porque tá necessitando”, contou.

O contexto econômico tem oferecido, ainda, riscos à saúde. Muitos dos alimentos que estão sendo coletados estão há mais de dois dias sem a refrigeração necessária e podem não estar mais em boas condições para consumo.

Incêndio em supermercado

O incêndio teria sido percebido por volta das 4h30, desta quinta-feira (6). Às 6h, o fogo começou a se alastrar também para a parte de trás do estabelecimento, colocando uma residência em risco, e as chamas aumentaram. Às 7h, a possibilidade das chamas se alastrarem para casas e estabelecimentos vizinhos foi descartada, com o mínimo controle do fogo. Por volta das 8h30, parte do incêndio havia sido controlado, principalmente as chamas que saíam na parte superior do estabelecimento.