Mafioso italiano Rocco Morabito procurado há 23 anos é extraditado

Pedido de extradição do mafioso italiano foi apresentado pelo Governo da Itália, para o cumprimento de quatro condenações por tráfico internacional de drogas.

O mafioso italiano Rocco Morabito foi preso na Paraíba. Foto: Divulgação/Via AFP

A Polícia Federal realizou, na manhã de terça-feira (5), a extradição do mafioso Rocco Morabito, condenado a 103 anos de prisão na Itália, por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Ele embarcou de Brasília, onde estava preso, para o país natal, em uma aeronave do governo italiano e sob forte esquema de segurança.

O pedido de extradição foi apresentado pelo Governo da Itália, para o cumprimento de quatro condenações criminais por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organização criminosa, ocorridos em Milão.

Segundo informações das autoridades italianas, Rocco seria um dos líderes da ‘Ndrangheta’, organização criminosa de tipo mafiosa, e já teria fugido do sistema penitenciário uruguaio, em 2019, quando aguardava processo de extradição. No dia 19 de outubro de 2019, a relatora, ministra Cármen Lúcia, decretou sua prisão preventiva para fins de extradição, por solicitação do Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil.

Pela decisão do Supremo, a Itália deverá cumprir alguns requisitos exigidos pela legislação brasileira em casos de extradição, como fazer a detração do tempo de prisão em território nacional e aplicar o período máximo de 30 anos de cumprimento de pena.

Na Itália, Morabito foi condenado a mais de 100 anos de prisão em processos sobre tráfico internacional de drogas.