Revista nos presídios

As inspeções têm o objetivo de apreender objetos ilícitos dentro das penitenciárias e prevenir crimes.

Uma operação ‘pente-fino’ foi realizada durante toda a manhã de ontem em quatro presídios da Paraíba. As inspeções têm o objetivo de apreender objetos ilícitos dentro das penitenciárias e prevenir crimes e outras práticas que comprometam a segurança dos detentos e visitantes. Durante a operação foram encontrados celulares, drogas e armas de fabricação artesanal.

De acordo com o gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Arnaldo Sobrinho, a maior parte dos objetos foram encontrados no presídio Padrão, localizado na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano. Na unidade, dois apenados foram presos em flagrante portando cocaína. Já no presídio Romero Nóbrega, na cidade de Patos, cinco presos foram transferidos e também foram encontrados 20 papelotes de maconha. Dos 41 celulares apreendidos na operação, apenas um foi encontrado em uma das celas do presídio PB1, em João Pessoa.

Os demais aparelhos, 60 espetos e três facas artesanais foram encontrados nas outras três unidades vistoriadas, incluindo a Penitenciária Máxima, em Campina Grande. A operação ‘Pente-fino’ contou com 220 policiais militares e 80 agentes penitenciários e ocorreu sem conflitos com os detentos.

“Essa ação integrada é uma operação que está dentro do cronograma de atividades da Secretaria para a manutenção da segurança nos presídios”, explicou Arnaldo Sobrinho.

Nas celas dos presídios paraibanos foram encontrados ainda chips de celulares, objetos perfurantes, um ímã, substância semelhante à cocaína, substancia semelhante ao crack, comprimidos dopantes, CDs, colheres, uma roda de ferro, agulhas, linhas de costura, pedaços de madeira, espelhos, alicates, celulares, carregadores, uma chave de fenda, um cortador de unhas, lâminas de barbear, uma corda, aparelhos de televisão, isqueiros, tesouras, cola, um cordão de rede, uma faca de mesa, um prego, lista telefônica, fios de energia, uma fechadura de porta e listas de contas.