Psiquiatra dá dicas para controlar a ansiedade pré-Enem

O que fazer para lidar com ansiedade na reta final que antecede a prova do Enem.

Faltando 15 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a divulgação dos locais de prova na sexta-feira (20) os mais de 6 milhões de candidatos que farão as provas nos dias 5 e 12 de novembro estão no clima de expectativa. Para ajuda os candidatos a lidarem com a ansiedade nesta reta final, o JORNAL DA PARAÍBA entrevistou o psiquiatra Tibério César Pessoa, que dá algumas orientações.

“No geral, é bom não mudar muito a sua rotina, procurar não viajar próximo à data da prova”, afirma. Manter o ritmo que você está acostuma ajuda o cérebro a entender que não tem necessidade de gerar ansiedade. “Preservar o sono é muito importante também”, sugere já que uma boa noite de sono é fundamental para manter a memória.

Segundo ele, “na semana da prova é indicado ter uma alimentação rica e saudável e evitar bebidas alcoólicas”. A alimentação é importante para evitar indigestão e problemas gastrointestinais. Além disso, é aconselhado evitar alimentos estimulantes, como café, na noite anterior a prova pois pode dificultar a qualidade do sono.

“Outra dica é caminhar ou fazer alguma atividade física”, explica. É comprovado que exercícios físicos conseguem controlar a ansiedade e ainda liberam serotonina, os famosos hormônios da felicidade. “Procure fazer alguma atividade que você goste e que te deixe mais tranquilo”, aconselha.

O psiquiatra também indica que “deve se ter em mente que essa não é a última oportunidade de se obter éxito, já que as oportunidades não são únicas”, indica lembrando que dessa forma você evita o pânico pré-prova.