Médicos ameaçam paralisar trabalho no Trauma de JP

Os médicos ortopedistas querem continuar trabalhando no Trauma mediante acordo para reajustar sua remuneração.

A Cooperativa dos Ortopedistas da Paraíba (Coort) terá reunião na próxima segunda-feira, dia 16, com os representantes da Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, que gerencia o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para tratar da renovação do contrato com os médicos cooperados que prestam serviço na unidade hospitalar.

Com valores de remuneração congelados há um ano, conforme contrato firmado ainda com a gestão anterior da Secretaria de Estado da Saúde, com o então secretário Mário Toscano, os médicos ortopedistas querem continuar trabalhando no Trauma mediante acordo para reajustar sua remuneração.

O contrato da Cooperativa dos Anestesistas com o Hospital de Trauma também vence amanhã. De acordo com Aurílio Estrela, um dos representantes da diretoria da cooperativa, a administração do hospital foi notificada desde o início de dezembro sobre o fim do contrato, mas até o momento a categoria ainda não obteve uma resposta da Cruz Vermelha sobre a renovação.

“Vamos esperar até o dia 12. Se as atividades não forem paralisadas totalmente, daremos prioridade apenas aos casos de cirurgias mais graves, caso o contrato não seja renovado no prazo devido”, disse.

Já segundo o presidente da Coort, o médico ortopedista Luciano José Lira Mendes, todas as cooperativas que atuam no Trauma da capital estão entrando em entendimento para renovar os contratos, que estão vencidos. O presidente da Coort explicou que, quando a Cruz Vermelha assumiu por seis meses a gestão pactuada da saúde no Trauma de João Pessoa, foram mantidos os valores acordados com a Secretaria de Estado da Saúde na gestão anterior.

Amparada em uma decisão do TRT, a Secretaria da Saúde prorrogou por mais seis meses o contrato. Esse contrato expirou no dia 2 de janeiro, e a prorrogação por mais seis meses, até 30 de junho deste ano, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4 de janeiro.