Políticos com contas rejeitadas lutam para disputar eleições

TSE decidiu que políticos com contas rejeitadas em 2010, não poderão concorrer este ano.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram durante sessão administrativa na quinta-feira (1º) a resolução que trata da prestação de contas nas Eleições 2012. A novidade trazida na resolução deste ano é referente a exigência de aprovação das contas eleitorais para a obtenção da certidão de quitação eleitoral . Com isso os candidatos que tiveram contas reprovadas em 2010 não poderão disputar o pleito deste ano. Levantamento do JP Online mostra que a decisão afeta muitos políticos paraibanos que já trabalhavam como pré-candidatos para as eleições de outubro.

A decisão do TSE foi tomada por maioria, quatro votos a três. Ao apresentar seu voto-vista na sessão de quinta a ministra Nancy Andrighi defendeu que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral o candidato que tiver suas contas reprovadas. “O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres”, disse a ministra. Ela destacou ainda que existem mais de 21 mil candidatos que tiveram contas reprovadas e que se encaixam nessa situação.

Um dos afetados pela decisão na Paraíba é o ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira (PSB), que estava disposto a concorrer novamente ao cargo e teve as contas reprovadas quando tentou uma vaga na Assembleia Legislativa. “Nós entramos com recurso em Brasília, no TSE, em outubro e estamos aguardando o desfecho feliz para qualquer momento”, disse Expedito. Ele disse inclusive que seu recurso está nas mãos do ministro Marcelo Ribeiro que votou contra a resolução do TSE.

Ainda nos campos dos pré-candidatos a prefeito a decisão afeta também um possível concorrente de Expedito Pereira, o ex-deputado Quinto de Santa Rita (PSD). Outro que deve ficar fora é Monaci Marques (PPS) ex-prefeito de Vista Serrana que pretendia voltar a brigar pelo cargo nas eleições deste ano. O ex-deputado estadual Jacó Maciel (PSD) que pretendia concorrer à Prefeitura de Queimadas também se enquadra na resolução do TSE.

Com relação às Câmaras Municipais, um dos que serão barrados com a decisão do TSE é o vereador Benilton Lucena (PT), de João Pessoa, que é candidato à reeleição. “Estou muito tranquilo, consultei meu advogado e ele está tomando todas as providências necessárias”, disse Benilton. Segundo ele na prestação de contas de 2010, quando ele concorreu à uma vaga de deputado, houve apenas “um erro formal”.

Outro vereador que deveria tentar à reeleição, mas em Campina Grande, e que também ficará impedido é Tovar Correia Lima (PSDB). Ele concorreu ao cargo de deputado estadual em 2010.

Segue abaixo o levantamento feito pelo JP Online com os nomes de alguns possíveis pré-candidatos que podem ser impedidos pela resolução do TSE.

Flaviano Quinto – ex-deputado estadual
Monaci Marques – ex-prefeito de Vista Serrana
Expedito Pereira – ex-deputado e ex-prefeito de Bayeux
Flora Diniz – ex-suplente de deputada
Antonio Burity – ex-prefeito de Ingá
Benilton Lucena – vereador do PT em João Pessoa
José Luiz Clerot – ex-deputado federal
Walter Correia de Brito Filho – ex-deputado estadual
João da Penha do Nascimento – ex-deputado estadual
Roberto Pedro Medeiros – ex-deputado estadual
Simão Almeida Neto – ex-deputado estadual
Tovar Correia Lima- vereador de João Pessoa
Vital Farias – cantor que disputou o senado em 2010
Jacó Moreira Maciel – ex-deputado estadual
Júlio Rafael Jardelino da Costa – ex-vereador e atual superintendente do Sebrae