Vital faz cateterismo e tira cinco dias de repouso

Vital Filho, que dormiu ontem no Hospital Sírio Libanês, retorna hoje ao Estado e garantiu que vai cumprir a determinação médica.

O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) vai ficar cinco dias de repouso e só depois retomará os trabalhos, no Senado Federal, e na presidência da CPI do Cachoeira. Ele foi submetido a um cateterismo e a outros exames ontem, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pelo médico Roberto Kalil.

Vitalzinho estava acompanhado do paraibano Ítalo Kumamoto, seu médico pessoal. Os exames foram sugeridos por médicos de Brasília, após o senador ter realizado uma tomografia da coluna, na última segunda-feira. O resultado da tomografia apresentou o que poderia ser uma calcificação em uma das artérias.

“Os exames no Sírio Libanês descartaram qualquer problema nas artérias do senador Vital Filho. A saúde dele está normal. “Como o cateterismo é um exame invasivo, é natural que o paciente fique, pelo menos, cinco dias afastado de suas atividades cotidianas e é isso o que Vital vai fazer”, afirmou Kumamoto, que retornou ontem, à noite, à Paraíba.

Vital Filho, que dormiu ontem no Hospital Sírio Libanês, retorna hoje ao Estado e garantiu que vai cumprir a determinação médica, repousando em Campina Grande. “Graças a Deus o exame demonstrou que minhas artérias estão absolutamente normais. Vou para Campina Grande, onde cumprirei o repouso e voltarei ao trabalho na semana que vem”, afirmou o senador.

CATETERISMO
O cateterismo cardíaco é um método diagnóstico invasivo pelo qual avaliamos a presença ou não de entupimentos nas artérias (veias) coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. Para realizá-lo é necessária a introdução, a partir da perna, de um cateter em um vaso sanguíneo (artéria ou veia) para se chegar ao coração.