Prefeitos são reincidentes

Dentre as irregularidades dos condenados, está a contratação de pedreiros e serventes pelo prefeito para construir o campo de futebol.

Os gestores acionados este ano pelo MPF não só respondem a outros processos de improbidade administrativa como já sofreram algum tipo de condenação. Este é o caso do prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva, que sofreu dentre outras penalidades a suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Mesmo com a decisão, ele poderá disputar as eleições de 2012, uma vez que a condenação só passará a valer após o trânsito em julgado.

Segundo o MPF, as irregularidades praticadas pelos gestores ocorreram na execução do Convênio nº 460005, com o Ministério do Esporte, para implantação de construção do campo de futebol em comunidade carente do município. Foram transferidos ao município R$ 145 mil, em 2004, dos quais foram gastos R$ 54.593,36 na compra de materiais a serem empregados na construção do campo de futebol, sem a realização de qualquer processo licitatório e nem mesmo pesquisa de preço. A mesma ilegalidade foi praticada pela ex-prefeita Alecxiana Vieira Braga, também condenada por improbidade.

Dentre as irregularidades dos condenados, está a contratação de pedreiros e serventes pelo prefeito para construir o campo de futebol. Os pagamentos dos serviços prestados eram efetuados com vale compras do supermercado pertencente ao réu Janemárcio da Silva, gerando seu enriquecimento ilícito, enquanto o prefeito apropriava-se de recursos da União.