MPPB abre inquérito para investigar suposta improbidade de Cláudio Lima

Dinheiro interceptado em carro seria destinado ao pagamento de propina.

As suspeitas de interferência indevida do secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, na condução de inquérito policial serão investigadas pelos Ministério Público Estadual. O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, determinou a instauração de um inquérito civil público nesta terça-feira (10), atendendo a representação feita pela advogada Laura Taddei Berquó.

A denúncia feita pela advogada Laura Berquó, em março de 2016, ao Ministério Público é de que Cláudio Lima teria interferido nas investigações referente à quantia de R$ 81 mil apreendidos em 2011, que seriam supostamente destinados ao pagamento de propina a secretários de estado. Ainda de acordo com a denúncia, o suposto ato do secretário se enquadra como uma improbidade administrativa.

O despacho do promotor determina que a denunciante, Laura Berquó, seja notificada para apresentar informações detalhadas e documentos adicionais à denúncia. Procurado pelo JORNAL DA PARAÍBA, Cláudio Lima afirmou que ainda não foi notificado da abertura do inquérito e que espera que haja uma investigação sobre o caso.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia, a polícia interceptou um veículo, durante uma blitz ocorrida no dia 30 de junho de 2011, no veículo foi encontrado a quantia de R$ 81 mil. O dinheiro supostamente teria origem em Recife e seria destinado ao pagamento de propina ao atual procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, a atual secretária de Administração, Livânia Farias, e ainda para o irmão do governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho e para Laura Farias, da Sudema.