Com Alzheimer, prefeito tira licença após pedido de interdição do MP

Cosme Gonçalves iria ser ouvido na Justiça na quarta-feira (20); vice Hélder Trajano vai assumir prefeitura de São João do Cariri

Com Alzheimer, prefeito tira licença após pedido de interdição do MP
Hélder Trajano (E) vai assumir prefeitura com afastamento de licença de Cosme Gonçalves (D)

Após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) propor uma ação de interdição que visa declarar a incapacidade civil do prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves de Farias (DEM), de 62 anos, que está com Mal de Alzheimer, o gestor deverá tirar uma licença de três ou seis meses – falta definir- para tratamento médico na próxima segunda-feira (18). Cosme iria ser ouvido pela Justiça na quarta-feira (20).

Com o afastamento, quem vai assumir a prefeitura é o vice Hélder Trajano (MDB). Ele foi procurado por familiares de Cosme que informaram sobre a necessidade do prefeito se afastar para fazer tratamento de saúde.

“Eu não queria assumir a prefeitura nestas condições, pois quero Cosme com saúde e plenas condições de trabalho. Todavia, estou preparado para administrar a cidade”, comentou Hélder.

Incapacidade civil

Ao propor a ação de interdição que visa declarar a incapacidade civil do prefeito Cosme Gonçalves, o titular da Promotoria Cumulativa de São João do Cariri, José Bezerra Diniz, justificou que, apesar de não ser comum no âmbito do MP é necessária para preservar o bem público e o interesse coletivo.

José Bezerra Diniz conta que ouviu o prefeito no dia 12 de julho, de 2018, apesar de não adiantar os detalhes do depoimento e de não ser autoridade médica para atestar as condições de saúde do gestor, notou uma certa dificuldade do prefeito em responder a perguntas simples sobre o seu cotidiano e sobre a família.

Durante a audiência, o gestor se atrapalhou, por exemplo, em relação ao número de filhos (disse que tinha três homens) e, após retificar a resposta (dizendo ter um filho e uma filha), reconheceu que sua memória andava oscilante, mas que não estava doente, apenas abalado com a morte da mãe, há mais de dois meses.

Mais investigação

Depois de ouvir o gestor e outras pessoas, entre elas vereadores da cidade, e juntar documentos sobre o caso, o promotor deu prazo para que o prefeito se submetesse a um acompanhamento médico e que o profissional da área médica remetesse ao Ministério Público uma declaração sobre a saúde do prefeito. De acordo com José Bezerra, os exames encaminhados não foram conclusivos e não lhe convenceram da perfeita sanidade mental do gestor.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a saúde do prefeito e pensando no bem público, o promotor afirma que recomendou, no dia 13 de setembro, que o prefeito se afastasse do cargo para tratamento médico, e que a família, mais especificamente a esposa, solicitasse sua interdição.

Como as medidas não foram tomadas, o representante do Ministério Público entrou com uma ação de interdição. Cabe agora à Justiça requerer uma perícia médica e, com base nela, determinar o afastamento definitivo do gestor.

Denúncia de ‘pessoas descontentes’

Quando Cosme Gonçalves foi ouvido pelo MP, em julho, o advogado do prefeito disse que ele encaminharia um exame para comprovar que não tinha nenhum problema grave de saúde. José Maviael Fernandes afirmou que pessoas descontentes com a gestão de Cosme estão tentando uma forma de afastá-lo da prefeitura de alguma forma.

“Como advogado, só posso demonstrar perplexidade com essa situação, pois criou-se essa fofoca na cidade após a morte da mãe do prefeito, ocorrido há pouco tempo, onde não respeitando nem mesmo o luto e a tristeza do mesmo”, ressaltou José Maviael na época.

O que é Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição.