Calvário: STJ nega liberdade a Gilberto Carneiro e Coriolano Coutinho

Os dois entraram com habeas corpus com pedido de liminar na corte

Gilberto Carneiro. Foto: Kleide Teixeira

O ex-procurador-geral da Paraíba, Gilberto Carneiro, e Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), presos na sétima fase da Operação Calvário, tiveram o pedido de liberdade negado pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira (19). Os dois entraram com habeas corpus com pedido de liminar.

Gilberto e Carneiro são apontadas pelas investigações como integrantes de um esquema criminoso que teria desviado R$ 134,2 milhões na saúde e educação da Paraíba. Segundo o levantado pela Calvário, o ex-procurador faria parte do núcleo administrado, que solicitava e administrava o recebimento de propinas pagas pelos empresário. Já Coriolano, seria integrante do núcleo financeiro operacional, que tinha a função de receber e repassar as vantagens indevidas.

Os dois estão entre os 13 presos na terça-feira(17) após a deflagração da sétima fase da Operação Calvário. Eles passaram por audiência de custódia na quarta-feira (18) e foram levados para a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa.

Apontado como chefe do esquema criminoso investigado na Calvário, o ex-governador Ricardo Coutinho foi preso nesta quinta-feira ao desembarcar em Natal, capital do Rio Grande do Norte, vindo de Portugal. Ele está na sede da Polícia Federal da Paraíba e vai passar por audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (20).