UEPB vai implantar ensino remoto e auxílio para alunos carentes durante pandemia

Propostas serão analisadas pelo Consepe na próxima quinta-feira. Aulas já estão suspensas por quase 90 dias

UEPB vai implantar ensino remoto e auxílio para alunos carentes durante pandemia
Foto: Ascom

Com as aulas suspensas há quase 90 dias, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estuda adotar o modelo de ensino remoto a partir de agora, com o prolongamento da pandemia do coronavírus. A instituição está realizando uma consulta pública até hoje à noite sobre o tema. As sugestões serão analisadas na próxima quinta-feira, numa reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Entre as propostas que serão analisadas está a criação de um auxílio para ajudar estudantes carentes que não têm acesso à internet em casa.
Os alunos que comprovarem não ter acesso à internet e a computadores (ou equipamentos eletrônicos) nas suas casas, poderão receber uma bolsa ou o empréstimo dos equipamentos durante a pandemia – para poderem assistir às aulas remotas.
Para isso, a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) está fazendo uma pesquisa, até o dia 19 deste mês, para identificar o perfil e a necessidade dos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
As aulas à distância já estão em funcionamento em faculdades particulares paraibanas há muito tempo. A UEPB está tentando preencher esse ‘vácuo’ das instituições públicas e tem demonstrado preocupação com um ponto fundamental: a garantia de que as aulas chegarão para todos, independente das condições financeiras dos estudantes. É um bom sinal. A universidade pública tem o dever de encurtar desigualdades.