Após show com aglomeração em estádio, Prefeitura de São Bento proíbe festas e eventos

Município está classificado em ‘bandeira laranja’, sendo permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.

Foto: Reprodução/Instagram
Após show com aglomeração em estádio, Prefeitura de São Bento proíbe festas e eventos
Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura Municipal de São Bento, no Sertão da Paraíba, publicou nesta segunda-feira (14) um novo decreto estabelecendo a proibição de apresentações artísticas e atividades de lazer em casas de shows, clubes e demais espaços destinados à realização de eventos. A decisão foi publicada após a realização de um show, no último sábado (12), onde centenas de pessoas de aglomeraram, sem distanciamento social ou máscaras.

O show aconteceu no Estádio Municipal Pedro Eulâmpio da Silva, conhecido na região como “O Pedrão”. O cantor Henry Freitas, que participou do show, publicou vídeos em suas redes sociais onde é possível ver uma grande quantidade de pessoas no espaço, sem cumprir nenhuma medida de segurança sanitária para prevenir contágios pela Covid-19.

Nesta segunda-feira (14) passou a vigorar em São Bento a bandeira laranja, metodologia estabelecida pelo Plano Novo Normal Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na classificação, é recomendado o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais e fica proibida a realização de festas e de eventos.

Em nota, a prefeitura de São Bento informou que o evento não foi realizado em parceria com o município, e alegou que a liberação do ginásio, onde o show aconteceu, tinha como objetivo “conciliar a proteção à saúde com a proteção ao emprego e renda”.

O órgão também informou que a responsabilidade sobre a falta de adoção de medidas de segurança sanitária para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus será investigada institucionalmente. O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato por telefone com a produção do cantor Henry Freitas, mas as ligações não foram atendidas.

Até o domingo (13), São Bento tinha 3.665 casos e 40 mortes por Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No Sertão, região onde o município está localizado, 93% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados, havendo a necessidade de transferência para hospitais de Campina Grande, onde pelo menos uma unidade apresentou ocupação total de leitos.