ALPB vai realizar sessão presencial para eleição de integrantes da Mesa Diretora

Trabalhos retomam na próximo segunda-feira (1º) com disputa acirrada por vagas.

Foto: divulgação/alpb
ALPB vai realizar sessão presencial para eleição de integrantes da Mesa Diretora
Foto: divulgação/alpb

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai retomar as atividades parlamentares, na próxima segunda-feira (1º), de forma presencial. A sessão de reabertura dos trabalhos no legislativo estadual vai ser realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB), no bairro do Bessa, em João Pessoa, a partir das 9h30, para eleição complementar de integrantes da Mesa Diretora.

De acordo com o presidente da ALPB, Adriano Galdino, as atividades ocorrerão de forma presencial para eleger e dar posse ao novos integrantes da Mesa Diretora para o 2º biênio (2021/2022). Ele explicou que a escolha do Sinpol se deu em decorrência do fato do plenário do prédio sede da ALPB, na Praça dos Três Poderes, ser fechado, sem circulação de ar, e não atender aos protocolos sanitários de prevenção ao contágio da Covid-19.

Os trabalhos serão retomados oficialmente na terça-feira (2), por sistema eletrônico de Vídeo Conferência, com a presença do governador João Azevêdo (Cidadania), que deverá apresentar a “Mensagem e o Plano de Governo para o exercício financeiro de 2021, expondo a situação do Estado e solicitando as providências que julgar necessárias”, nos termos do art. 86, IX, da Constituição Estadual.

As sessões ordinárias continuarão acontecendo de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Duas vagas

No próximo dia 1º, os parlamentares irão eleger o 2º vice-presidente e o 1º secretário da Casa, cargos que ficaram vagos com o falecimento do deputado João Henrique (PSDB) e a renúncia do deputado Nabor Wanderley (Republicanos) para assumir como prefeito de Patos, respectivamente. Logo em seguida, haverá a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022.

A disputa pela vagas está acirrada entre nomes da base governista, como o deputado Hervázio Bezerra (PSB), que deixou a secretária de Esportes, Juventude e Lazer nesta sexta-feira para voltar à Casa, e outro nomes como Ricardo Barbosa, João Gonçalves, Pollyana Dutra, bem como de oposicionistas, como Cabo Gilberto (PSL).

A sessão desta segunda-feira será restrita aos parlamentares, servidores diretamente ligados aos trabalhos legislativos e a profissionais da imprensa previamente cadastrados e em número reduzido para evitar aglomeração.