João envia à ALPB projeto que cria programa para reduzir déficit na Educação em parceria com municípios

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

O governador João Azevêdo (Cidadania) enviou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa da Paraíba o projeto de lei que cria o programa Integra Educação PB. Na prática, ele estabelece ações que serão realizadas através da parceria firmada hoje entre o estado e os 223 municípios paraibanos em busca de corrigir o déficit de aprendizagem e distorção idade-ano.

Na Paraíba, pelo menos 36% dos alunos de escolas públicas que estão no 6º ao 9º ano, deveriam estar numa série mais avançada, quando se leva em conta a idade que possuem. No Ensino Médio, que também é responsabilidade do estado, a chamada distorção-idade série chega a 35%.

O Integra Educação PB deve beneficiar aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, conforme dados do governo. As ações, segundo João Azevêdo, serão coordenadas com foco no desenvolvimento dos perfis de alfabetização e letramento.

“Dentro do regime de colaboração, teremos a realização de avaliações em larga escala padronizadas, com mensuração periódica e comparativa dos resultados de aprendizagem e criação de metas municipais de alfabetização”, pontuou o governador.

Metas

Dentre as metas do Integra Educação PB estão:

Melhorar em dez anos as taxas de aprendizagem no Ensino Fundamental

  • Reduzir os índices de abandono e reprovação
  • Assegurar equidade na Educação
  • Cumprimento dos direitos de aprendizagem em toda a Paraíba

Ainda segundo o governador do estado, com estratégia, ação e acesso a benefícios para estudantes e professores, será possível transformar a educação da Paraíba.

“Nós vamos ter resultados rápidos, com o empenho de todos. Estamos celebrando muito o dia de hoje para o segmento mais importante da nossa vida. Como professor aposentado, estou me sentindo extremamente feliz nesse momento”, comentou o governador.

Ações

A apresentação das ações que serão implementadas através da parceria estado e município ficou a cargo do secretário de Educação, Cláudio Furtado.

O regime de colaboração entre estados e municípios também viabilizará reuniões bimestrais do Comitê Executivo, criação de plano de ação pelas Secretarias Municipais de Educação com base no planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, avaliação de resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e elaboração e divulgação das metas municipais.

Confira as ações do Integra Educação PB:

  1. Sequências didáticas com foco na alfabetização.
  2. Avaliação em larga escala para os municípios paraibanos.
  3. Sistema online de gestão de dados escolares (caderneta online).
  4. Consultoria para implantação de escolas em tempo integral, nos moldes da bem-sucedida nacionalmente Escola Cidadã Integral.
  5. Formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil para todos os professores.
  6. Criação do Painel de Alfabetização da Paraíba, consolidando estudante a estudante as habilidades aprendidas ao longo do bimestre.