Ministro da Educação participa de aula inaugural da UFPB e se reúne com João Azevêdo nesta segunda

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Ministro da Educação participa de aula inaugural da UFPB e se reúne com João Azevêdo nesta segunda
Foto: G1/Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, chega à Paraíba nesta segunda-feira (26). O primeiro compromisso é um encontro com o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdney Veloso, às 15h. Meia hora depois, de acordo com a agenda oficial, faz palestra na aula inaugural e depois visita o campus I, em João Pessoa.

Às 18h, a agenda é no Palácio da Redenção, onde se reúne com o governador João Azevêdo (Cidadania). A pauta da reunião não foi divulgada.

O último compromisso do dia é um jantar com Reitor e Chefe de Gabinete da Universidade Federal da Paraíba, Chanceler da Universidade Mackenzie e Superintendente do HULW/EBSERH

A palestra do ministro na Universidade será transmitida pelo Canal da TV UFPB no YouTube.

Cortes na Educação 

De acordo com o Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão consultivo do Senado que divulgou levantamento com o impacto nos cortes do Orçamento de 2021, a área da Educação teve a segunda maior perda. Ficou atrás, apenas, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Ministério da Educação perdeu R$ 3,9 bilhões. Segundo a IFI, os vetos se concentraram na manutenção de universidades e em demais ações relacionadas ao ensino superior. Por causa da pandemia de covid-19, as universidades federais estão exercendo a maioria das atividades de forma remota.

A IFI, segundo Agência Brasil, compilou as despesas vetadas e somou com os valores contingenciados para chegar ao montante do corte final em cada ministério.