Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho com ‘nome na pista’ para Senado em 2022

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho com 'nome na pista' para Senado em 2022
Foto: divulgação

Se a disputa ao governo da Paraíba vem ganhando corpo com as candidaturas já postas do governador João Azevêdo (Cidadania) e do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), para a vaga ao Senado o confronto avança num bolão acirrado.

Além dos deputados Efraim Filho (DEM) e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), também surgem como possibilidades os nomes de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB). Este último, com muitos obstáculos.

Já com experiência no Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) já havia dito que não tinha pretensões em retornar à política.

Uma postagem em sua conta pessoal no Instagram, nesta sexta-feira (11), no entanto, fez ascender a tese de uma possível candidatura nas Eleições 2022. 

Ao lado de um vídeo da disputa vitoriosa, em 2010, ele publicou um texto emotivo sobre o carinho dos eleitores e, ao final, deixou uma brecha para especulações sobre a entrada no jogo eleitoral ao Senado.

Também não deixa de ser um ‘balão de ensaio’ para voos menos ousados como o da Câmara Federal.

É a saudade do ontem sinalizando para pensamentos do hoje. Conseguiu a repercussão que sabia que poderia ter.

https://www.instagram.com/tv/CP-cKC9BR4f/?utm_medium=copy_link

Ricardo Coutinho

Já o ex-governador Ricardo Coutinho foi mais direto. Em resposta à uma provocação no Twitter, o socialista disse que pretende se candidatar em 2022 para “ajudar esses políticos bolsonaristas daqui da Paraíba”.

Ricardo não deixa claro, no entanto, que inimigos seriam esses, mas demonstra interesse real em enfrentar a disputa ao Senado.

Além dos inimigos inominados, Ricardo terá ainda que enfrentar algumas outras batalhas, como a ‘decretação’ de sua inelegibilidade, em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e também no âmbito do Tribunal de Contas do Estado, já que tem duas contas julgadas irregularidades, que ainda devem passar pelo crivo da Assembleia Legislativa.

Isso tudo para não falar da Operação Calvário e o espólio negativo de um amargo sexto lugar nas eleições à prefeitura de João Pessoa, no ano passado.

Balão de ensaio, especulação ou sonho impossível, o certo é que tanto Cássio como Ricardo, que inclusive já foram aliados pragmáticos lá nos idos de 2010, ainda têm espólio eleitoral para alçar voo tão alto. Além do mais, vivenciamos nas eleições passadas casos de políticos que retomaram à política mesmo após um hiato de afastamento. Está aí Cícero Lucena em João Pessoa. Por isso, nada impede que tenham calibre para seguir o projeto. O problema é que para 2022, só tem uma vaga.