Com o governador, Queiroga define ‘vacinação em massa’ em Sousa e reestruturação da rede de traumatologia da Paraíba

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Com o governador, Queiroga define 'vacinação em massa' em Sousa e reestruturação da rede de traumatologia da Paraíba
Foto: divulgação/Secom-PB

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga embarca nesta sexta-feira (25) para uma série de atividade em João Pessoa. Na pauta, encontro com o prefeito Cícero Lucena (Progressista) ainda hoje e amanhã (26) com o governador João Azevêdo (Cidadania), que terá como ponto alto o anúncio de cidade escolhida para projeto de vacinação em massa da população contra Covid-19.

A previsão do cerimonial do ministro é que ele esteja às 14h15 no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, para uma reunião com Cícero Lucena. Após essa primeira reunião, eles vão fazer uma visita ao Posto de Vacinação do Mangabeira Shopping, por volta das 15h30. No local está acontecendo o ‘corujão da vacinação’ para o público com 45 anos ou mais sem comorbidades.

A agenda prevê ainda uma visita à UPA dr. Luiz Lindbergh, no bairro dos Bancários, às 16h30, e uma visita ao Hospital Napoleão Laureano, às 17h30, e ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), às 19h. Lá ele terá uma reunião com os conselheiros.

Projeto-piloto

A agenda do ministro Marcelo Queiroga, no sábado, tem início com uma reunião na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, às 9h. Lá ele terá um encontro com a superintendente Maria Eridan.

O encontro com o governador João Azevêdo (Cidadania) ocorre logo em seguida, às 11 horas, no Palácio da Redenção. Também estarão presentes representantes do Hospital Albert Einstein e SBAIT para o ponto alto da reunião, com a solenidade de adesão ao projeto de restruturação da rede de traumatologia da Paraíba. A iniciativa é nacional, mas o estado será pioneiro com porque vai adortar o projeto-piloto.

Também será discutido, ou definido, como vai acontecer outro projeto-piloto, o de de vacinação em massa da população contra a Covid-19 em uma cidade paraibana.

Ainda não há confirmação da cidade que será escolhida, mas semanas atrás a Secretaria de Estado da Saúde ofereceu o município de Sousa, no Sertão paraibano, para participar da pesquisa.

Rede de traumatologia

Sobre o projeto piloto relacionado à doença Trauma, Geraldo afirmou que  “segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2021 a 2030 há uma meta a ser atingida de diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença Trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais”. O pedido, se atendido, vai ajudar a Paraíba a avançar mais rapidamente para atingir a meta de redução.