Cícero anuncia que João Pessoa vai sediar etapa de um dos eventos de ciclismo mais tradicionais do mundo

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Cícero anuncia que João Pessoa vai sediar etapa de um dos eventos de ciclismo mais tradicionais do mundo
Foto: Lucas Barros / Arquivo: ge.globo.com/pb

O prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), anunciou neste domingo (11), nas redes sociais, que João Pessoa vai sediar uma das etapas de um dos eventos de ciclismo mais tradicionais do mundo: o Gran Fondo.

De acordo com o gestor, será de 10 de outubro, com largada às 6h da manhã no Busto de Tamandaré e chegada na Estação Ciência. “Seremos a primeira capital do Nordeste a sediar esta modalidade”, afirmou no post.

Os Gran Fondos  são eventos de ciclismo com participação em massa que têm uma grande popularidade na Europa desde a década de 70 e acontecem cada vez mais pelo mundo.

Revistas especializadas destacam que não é apenas uma “competição” de longa distância, mas um evento que dá a oportunidade de todos, profissionais e amadores, desfrutarem da atividade, da paisagem nas estradas, por onde as bikes vão passar, e de cultivar uma paixão pela atividade.

Em João Pessoa, é cada vez maior o número de ciclistas nas ruas e o aporte de investimentos que muitos “amadores” fazem na atividade.

400 participantes 

De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Marcio, a expectativa é que a capital receba uma média de 400 participantes.

“A Grand Fondo vai ser disputada pela primeira vez no Nordeste e temos o privilégio de ser aqui em João Pessoa. Com certeza vamos colher muitos frutos deste primeiro evento. A ideia é que a cada ano a gente possa conseguir mais participantes inscritos”, projetou Kaio Marcio.

https://www.instagram.com/p/CRMWeVahecj/

Evento na pandemia

Autoridades de saúde de João Pessoa esperam que até outubro todos os adultos estejam vacinados e as taxas de ocupação de leitos e de transmissibilidade estejam baixas.

O cenário epidemiológico no período deve definir como vai acontecer em João Pessoa, visto que nesse tipo de evento há muito mais que a competição em si.

Geralmente, no fim de semana da prova, há feira de exposições de produtos ligados ao esporte, food truck, food bike e atrações musicais. Tudo para movimentar economicamente o local do evento.

A prefeitura aposta nesses grandes eventos para dar visibilidade a cidade, aquecer turismo e toda a cadeia.

De fato, pode ser uma boa oportunidade para iniciar o reaquecimento da economia, mas não será tão simples enquanto a cidade não estiver em um cenário seguro. A prefeitura aposta que sim. Vamos aguardar e torcer que dê certo.