Cícero vai desobrigar uso de máscara nas áreas abertas em João Pessoa a partir deste sábado

Em entrevista à TV Cabo Branco, o prefeito também afirmou que a tendência é retirar a obrigatoriedade de modo geral no início de abril.

Foto: divulgação/Secom-JP
Cícero vai desobrigar uso de máscara nas áreas abertas em João Pessoa a partir deste sábado
Foto: divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), antecipou que o novo decreto com medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19 na capital vai mesmo retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos, como praças, parques e praias. Em entrevista exclusiva TV Cabo Branco, nesta sexta-feira (18), o gestor afirmou que as novas regras terão validade a partir deste sábado (19).

Cícero também afirmou que, com base na situação epidemiológica que melhora a cada dia, há também a expectativa de expandir a desobrigatoriedade totalmente do uso das máscaras ao final deste novo decreto, que terá validade por 15 dias.

“A liberação não quer dizer que a pessoa é obrigada a não usar máscara. Pelo contrário, se assim desejar pode manter o uso. (…) O fechamento (do decreto) vamos fazer jajá, mas a tendência muito forte é nesse caminho”, completou.

Caso flexibilize o uso de máscaras em locais abertos, Cícero deve ir de encontro às determinações impostas pelo decreto estadual em vigor até o dia 7 de abril, que exige o uso do item de proteção individual. O procurador-geral do estado, Fábio Andrade afirmou ao Conversa Política que, até lá, o estado não deve promover modificações.

“Compreendemos o decreto do estado porque ele faz para os 223 municípios, mas os números técnicos que nós temos, feitos pela área técnica da prefeitura, nos mostram que nós estamos com o índice de ocupação da UTI (Covid) em menos de 15% e os números da enfermaria em torno de 5%”, comentou o prefeito.

Cícero também revelou que se esperava um novo pico, o que não aconteceu, e também houve redução relevante no número de testes positivo para a Covid-19 realizados pela prefeitura.