Campanha eleitoral tem início nesta terça; confira agendas divulgadas pelos candidatos

Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, os candidatos, partidos e federações estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. 

Foto: Arte/Jornal da Paraíba

A campanha eleitoral tem início nesta terça-feira (16). Os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral inclusive na internet. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, os candidatos, partidos e federações estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas.

Nos próximos 46 dias, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

Os comícios poderão ser feitos entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre as 8h e as 22h. Showmícios gratuitos são proibidos pela lei.

A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até as 22h.

Os partidos e candidatos também poderão comprar até dez anúncios de propaganda eleitoral em jornais e revistas diferentes, em datas diversas, respeitando o espaço máximo por edição de um oitavo por página de jornal e de um quarto de página de revista.

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

No dia 26 de agosto, começará a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão do primeiro turno das eleições. O término será no dia 29 de setembro.

Candidatos

Na Paraíba, serão oito candidatos ao governo, oito ao Senado, 235 postulantes à vaga de deputado federal e 455 para a Assembleia Legislativa da Paraíba.

Para o governo da Paraíba, por ordem alfabética, os candidatos são Adjany Simplício (Psol), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Para o senado, os candidatos são: Alexandre Soares (PSOL), André Ribeiro (PDT), Bruno Roberto (PL), Efraim Filho (União Brasil), Manoel Messias (PCO), Pollyanna Dutra (PSB), Ricardo Coutinho (PT) e Sérgio Queiroz (PRTB).

As demais candidaturas proporcionais podem ser consultadas no Divulgacand do TSE.

Alguns dos candidatos ao governo do estado divulgaram a agenda de rua para este primeiro dia de campanha eleitoral. Confira:

Adjany Simplicio

A professora Adjany Simplicio, candidata ao governo pelo PSOL, em seu primeiro dia de campanha, participa do debate na rádio Arapuan com os demais candidatos.

Em sua agenda também consta uma reunião, às 19h, com candidaturas femininas do Espaço OM de Yoga.

Antônio Nascimento

O candidato ao governo do PSTU, Antônio Nascimento, participa de reunião com apoiadores às 10 h e fará panfletagem na Lagoa, em João Pessoa, às 16 h.

João Azevêdo

O governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, participa da posse do novo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, em Brasília.

Já o candidato a vice-governador Lucas Ribeiro (Progressitas) participa de um almoço com empresários, no início da tarde, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. No final da tarde, participa de adesivagem com a militância no comitê de campanha da coligação ‘Juntos pela Paraíba’, localizado na Praça Coronel Antônio Pessoa, no Centro de Campina Grande.

Além disso, a coligação ‘Juntos pela Paraíba’ vai realizar panfletagem e adesivagem em diversos pontos da capital nos seguintes pontos:

06h – Adesivagem e panfletagem

• Cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Av. Amazonas (Semáforo em frente ao Supermercado Extra) – Bairro dos Estados
• Semáforo da Av. Josefa Taveira com a Rua Elias Pereira Araújo (próximo ao Mercado Público de Mangabeira) – Mangabeira
• Semáforo da Av. General Osório com a Av. Padre Meira. Centro (próximo a Eletropeça e Banco Santander)
• Semáforo da Av. Tancredo Neves (entrada para o Bairro dos Ipês, próximo a Escola Municipal Luiz Augusto Crispim)

16h45 – Adesivagem e panfletagem

• Semáforo da Av. Cruz das Armas (frente ao Supermercado Bem Mais de Oitizeiro) – Oitizeiro –
• Semáforo da Av. Josefa Taveira com a Rua Elias Pereira Araújo (próximo ao Mercado Público de Mangabeira)
• Semáforo da João Machado com Rua das Trincheiras
• Semáforo da Av. Pedro I com Rua Santo Elias. Tambiá (próx ao shopping
Tambiá)

Major Fábio

O ex-deputado Major Fábio, candidato ao governo pelo PRTB, realiza pela manhã gravação de conteúdo para plataformas digitais. Na parte da tarde, participa de reunião com a coordenação de campanha e à noite visita apoiadores em João Pessoa.

Pedro Cunha Lima

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo da Paraíba, e Efraim Filho (União Brasil), candidato ao Senado Federal, iniciam a campanha indo às ruas de João Pessoa. A primeira atividade de rua será um adesivaço, às 18h, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, onde também será inaugurado o Comitê da Juventude. Além do candidato a vice-governador, Domiciano Cabral (Cidadania), também vão estar presentes os candidatos da chapa proporcional e a militância.

Antes do adesivaço, Pedro Cunha Lima participa do debate eleitoral promovido pela Arapuan FM, a partir das 12h, mais um espaço para apresentação das propostas que vão garantir um novo momento de desenvolvimento e trabalho para o Estado.

Veneziano

O senador Veneziano, candidato ao governo pelo MDB, inicia a campanha participando de reuniões com equipes de campanha em João Pessoa. À tarde participa de debate na Rádio Arapuan FM, em João Pessoa. Já à noite, ele participa de reunião política com lideranças comunitárias em João Pessoa.