Datafolha: no Nordeste, Lula tem 57% contra 24% de Bolsonaro; Ciro tem 8%

A 45 dias da votação do primeiro turno, dificilmente o presidente avançará para tornar essa distância pequena na região.

Print: Reprodução/G1

A turbinada no Auxílio Brasil de última hora e as benesses para taxistas e caminhoneiros ainda não surtiram o efeito expressivo nos números de Bolsonaro no Nordeste. Deve acontecer, mas é preciso saber se na proporção que o presidente precisa.

A última pesquisa Data Folha divulgada, nesta quinta-feira (18), mostrou o ex-presidente quase duas vezes e meio à frente do atual presidente, candidato à reeleição.

Bolsonaro tem 24% das intenções de voto e Lula tem 57%, na região que tem 27% do eleitorado do país.

A 45 dias da votação do primeiro turno, dificilmente o presidente avançará para tornar essa distância pequena.

Deve, sem dúvida, tentar crescer ao máximo. Pelo menos passar da casa dos 30% com a propaganda eleitoral. Terá que ser habilidoso para desidratar o voto do petista na região.

Como parece perder no discurso sobre situação econômica e social, deve apostar todas as fixas nas pautas dos costumes. Em cena, a luta do “bem contra o mal”.

Os estratos completos com os gráficos da pesquisa e com recorte baseado em escolaridade, idade, natureza do município, região, religião, renda familiar mensal e sexo você confere neste link, do g1.

Outras regiões

O presidente ganha no Centro-oeste (42% contra 36% de Lula) e no Norte (43% contra 41%), mas perde para o ex-presidente no Sudeste (44% de Lula contra 32% de Bolsonaro) e Sul (43% contra 39%), além do NE, como vimos acima.

Para o líder nas pesquisas, manter o patamar é suficiente. Para Bolsonaro, a luta é diminuir as distâncias no Sul, Sudeste e Nordeste, para levar para o segundo turno.

As apostas estão lançadas nas campanhas de rádio e tv e, claro, nas polêmicas que vão parar na internet, inclusive as “criadas” e inventadas.

Só está começando.