Quatro urnas eletrônicas dão problema no 2º turno das eleições em João Pessoa

Balanço parcial foi divulgado pelo TRE-PB às 12h30 deste domingo (29).

Urna eletrônica
Urna eletrônica
Foto: Felipe Gesteira

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), pelo menos quatro urnas eletrônicas apresentaram problema neste segundo turno das eleições municipais em João Pessoa. Além de uma urna que deu problema de atolamento e precisou passar por ajuste ou troca de papel/bobina, conforme o boletim da Justiça Eleitoral divulgado às 12h28, outras quatro apresentaram problemas e estão no novo boletim parcial disponibilizado às 15h30.

As novas urnas registraram defeito por desligarem sozinha, por travamento e por defeito no visor do Terminal do Eleitor. Apenas uma delas precisou ser substituída. As outras foram submetidas à Reinserção da FV ou reiniciada.

O resultado do pleito não é muito diferente do primeiro turno na capital quando a Justiça Eleitoral registrou a ocorrência apenas cinco urnas eletrônicas na cidade. Em todo o estado, após o fechamento da votação, às 17h, foram computadas 64 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas. Deste total, 45 urnas foram substituídas por apresentarem problemas técnicos.

Outras 19 urnas apresentaram problemas e precisaram de soluções como reinicialização, retorno de energia elétrica, troca de tomada, troca de módulo impressor, entre outras medidas para dar continuidade ao pleito.

Ainda conforme a Justiça Eleitoral, ainda não houve nenhum registro de crime eleitoral.

* Matéria atualizada às 15h30 para incluir as novas urnas com problemas em João Pessoa