Diplomação dos candidatos eleitos vai ter eventos virtuais por causa da pandemia

De acordo com o calendário do Tribunal Superior eleitoral, a diplomação deve acontecer até o dia 18 de dezembro deste ano.

Foto: Francisco França/Arquivo
Diplomação dos candidatos eleitos vai ter eventos virtuais por causa da pandemia
Afirmação foi dada pelo presidente do TRE-PB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Foto: Divulgação/TJPB

Após o fim da totalização dos votos de João Pessoa nestas Eleições 2020, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, disse que o novo momento da corte agora é preparar o processo de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos. Segundo o magistrado, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o TRE-PB já autorizou que os juízes das zonas eleitorais do estado possam realizar a diplomação de forma virtual.

De acordo com o calendário do Tribunal Superior eleitoral, a diplomação deve acontecer até o dia 18 de dezembro deste ano. Joás destacou que pelo fato deste processo ser de responsabilidade de cada juiz, os magistrados podem realizá-lo de forma presencial, desde que sejam obedecidas as recomendações sanitárias.

“Será possível fazer a diplomação de forma virtual, mas vai ser uma opção de cada juiz, pois cada um faz a diplomação dos eleitos em suas respectivas zonas eleotirais. Já autorizamos fazer das duas formas [presencial ou virtual]. Quem optar pela forma presencial, precisará respeitar as regras sanitárias”, disse.

Sobre o pleito, Joás considerou que as Eleições 2020 foram tranquilas. “Esse pleito foi muito tranquilo, já esperávamos isso. Fizemos polos de transmissão e isso deu celeridade no momento da apuração. Transmitíamos boletins em espaços de dez minutos. Tudo transcorreu na normalidade. Em 1.226 seções, só duas urnas foram substituídas, outras quatro tiveram problemas pontuais, mas foram resolvidas no próprio local de votação”, comentou.