Pesquisadores de universidades públicas mapeiam novo coronavírus com análise de esgotos, em Campina Grande

Estudo pode fazer relação entre concentração do vírus e vulnerabilidade das comunidades.

Pesquisadores pretendem identificar e monitorar o novo coronavírus em Campina Grande através da análise dos esgotos da cidade. O estudo está na fase de análise de dados, já que a parte de coleta de amostras foi concluída.

Plataforma para atualização de dados sobre a Covid

O projeto é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem o apoio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Já o financiamento do trabalho é feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB).
Os resultados da pesquisa vão permitir não apenas a identificação de regiões específicas atingidas pelo vírus, mas também indicar a relação entre a confirmação do vírus no esgoto e os casos confirmados. Essas diferenças, portanto, podem apontar para os casos assintomáticos e para a subnotificação resultante.
Por isso, a expectativa é que também seja possível fazer uma relação entre a concentração do vírus no esgoto e a vulnerabilidade das comunidades.

“É possível saber, através do mapeamento georeferencial, a localização do bairro e a rua que tem a população com surto da Covid-19”, contou o professor José Tavares, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB.

Portanto, por meio dessas informações, as autoridades de saúde podem propor quarentena para populações regionalizadas da cidade.

Coleta das amostras

A coleta das amostras foi feita em três bacias sanitárias de Campina Grande, com base nos dados coletados e fornecidos pela Cagepa, a partir do sistema de esgotamento das bacias Leste, Oeste e do Glória.
Apenas as bacias Leste e Oeste transportam os esgotos de cerca de 123.174 ligações para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Catingueira. Já a Bacia do Glória reúne cerca de 2.947 ligações. O número total de imóveis ligados a rede de esgotamento, nas duas estações de tratamento, soma 126.121 ligações, conforme dados da Cagepa.

Plataforma para atualização de dados sobre a Covid-19

Uma plataforma também foi desenvolvida durante o decorrer da pesquisa para disponibilizar dados epidemiológicos, de georreferenciamento e mapeamento do novo coronavírus em águas residuárias de Campina Grande.
A plataforma está no ar, é atualizada de forma constante e disponibiliza dados por bairros.