MP quer 'lockdown total' em 12 cidades do Sertão da Paraíba. Veja a lista

MP aponta nova variante do coronavírus em Sousa e estrangulamento dos serviços de saúde

MP quer 'lockdown total' em 12 cidades do Sertão da Paraíba. Veja a lista
Foto: reprodução

A Promotoria de Justiça de Sousa recomendou aos prefeitos de 12 cidades da região que decretem lockdown (fechamento total) dos municípios, mantendo apenas os serviços essenciais, pelos próximos sete dias ou enquanto durar a situação emergencial atual.
A recomendação do MP tem o objetivo de evitar mais mortes por conta da covid-19, visto que há um esgotamento da capacidade hospitalar na região, com os leitos completamente ocupados por pacientes contaminados e filas de espera.
O MP considerou o avanço de casos de covid-19 na região e também a informação sobre a existência de uma nova cepa do novo coronavírus em circulação no Município de Sousa (a variante “P1”), detectada no Amazonas.
A variante teria uma capacidade de transmissibilidade três vezes maior que a cepa original.

A recomendação abrange os municípios de Aparecida, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Poço Dantas, Sousa, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Uiraúna.

Fila para leitos
Na recomendação, a representante do MPPB, destaca que 100% dos leitos para covid-19 estão preenchidos e que há um excedente de pacientes aguardando leitos, compreendendo um déficit de mais de 10% da capacidade das unidades de referência. Por isso, recomendou aos prefeitos dessas cidades “que seja decretado lockdown em todos os serviços não essenciais dos citados municípios pelo período de sete dias, podendo ser prorrogado o citado prazo por igual período caso não haja uma regressão da situação de contágio da covid-19 naqueles locais”