Petição defende delegado do ‘Jampa Digital’, afastado de inquérito que apura interferências de Bolsonaro na PF

Felipe Leal atuou por anos na Paraíba e foi responsável por investigações importantes

Foto: Ascom
Petição defende delegado do 'Jampa Digital', afastado de inquérito que apura interferências de Bolsonaro na PF
Foto: Ascom

Uma petição pública, que circula nas redes sociais, manifesta apoio ao delegado da Polícia Federal Felipe Alcântara Leal, que por anos atuou na Paraíba e foi responsável por investigações importantes no Estado.

Felipe estava à frente de um inquérito que  investiga interferências do presidente Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal, mas foi afastado no fim do mês passado por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Na Paraíba, uma das operações coordenadas por Felipe foi a do caso ‘Jampa Digital’ – que apurou irregularidades em contratos da prefeitura de João Pessoa, em serviços gratuitos de internet.

Ele também atuou em parte das investigações da Calvário.

O delegado havia sido designado para conduzir o inquérito que investiga as interferências na PF pelo próprio ministro, em julho.

Mas na avaliação de Moraes o delegado determinou a realização de diligências que investigariam atos do atual diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, e que estariam fora do escopo inicial da investigação.

“Felipe Leal é um policial que se dedica há quase vinte anos à corporação, sendo que somente na última década foi o responsável por presidir e coordenar dezenas de investigações sensíveis e de relevo nos diversos estados da federação onde atuou”, diz a nota.

A petição pode ser assinada acessando o link aqui.