Preço dos medicamentos deve aumentar mais de 10% a partir de 1° de abril

Acréscimo acontece considerando a inflação, além de outros indicadores do setor.

Reprodução

O preço dos medicamentos deve aumentar mais de 10% a partir do dia primeiro de abril, em todo o território nacional. Esse acréscimo foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O acréscimo acontece considerando a inflação, além de outros indicadores do setor.

De acordo com a CMED, dois fatores compõem a fórmula do reajuste dos preços dos medicamentos para este ano: o fator de produtividade (Fator X) e o fator de ajuste de preços (Fator Y). Para fazer o cálculo, também, é levado em consideração a inflação dos últimos 12 meses no país, que foi de 10,08%. 

O primeiro dos fatores, o Fator X, é estabelecido a partir da estimativa de ganhos futuros de produtividade das empresas que compõem a indústria farmacêutica no país. Segundo um comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o segundo fator, o Fator Z, também conta no cálculo, porém, dessa vez, terá valor igual a zero.

Além dos fatores X e Z, entram no cálculo o fator Y, que se refere a ajuste de preços relativos entre setores e a inflação.

Por meio do CMED, o governo controla o reajuste de preços de medicamentos periodicamente, assim estabelecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro.