Estudante da UFPB vence 200 candidatos e ganha bolsa no Canadá

Luanna Siqueira estuda Engenharia Elétrica; dos 200 brasileiros inscritos, só 14 conseguiram entrar.

A aluna do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luanna Siqueira foi selecionada para participar de um estágio em pesquisa na University of Regina, na província de Saskatchewan, no Canadá. Ela foi selecionada no MITACS, uma organização nacional sem fins lucrativos que tem projetado e realizado programas de pesquisa e treinamento no Canadá. No total, 200 brasileiros se candidataram ao intercâmbio e apenas 14 foram selecionados. O estágio no Canadá vai ter duração de três meses e será iniciado em maio.

>>> ‘Lixo me deu o luxo’, diz sucateira da PB que levou latinhas para formatura

Segundo Luanna, o interesse em participar do programa de intercâmbio surgiu após a experiência no Ciência sem Fronteiras (CsF). "Isso me impulsionou a buscar novas oportunidades de estudo no exterior. Eu tomei conhecimento do programa MITACS através do professor Euler Macêdo, do Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR e prontamente me inscrevi. Depois de um do longo processo, fui selecionada”, contou.

O MITACS possui um número bem restrito e tem um processo seletivo mais criterioso que o CsF. Como o Brasil encerrou a parceria com o programa, ele se tornou mais seleto ainda. Dos cerca de 200 estudantes brasileiros inscritos, apenas 14 foram selecionados.

Ainda conforme a estudante, outro ponto positivo de programas de intercâmbio é a motivação que o aluno tem para manter-se no curso. "No começo do curso, muitos estudantes acabam se frustrando devido à alta carga teórica inicial, resultando numa alta evasão escolar. Apesar de o caminho inicial ser tortuoso, o curso vai se tornando cada vez mais interessante", afirmou.

"Tem os laboratórios e aulas práticas, além de diversas oportunidades que surgem durante o curso, como um Intercâmbio. No fim, percebe-se que todo o trabalho duro e dedicação ao longo do curso realmente trazem resultados”, completou.

MITACS

O MITACS oferece a possibilidade de estágio nas melhores universidades e instituições do Canadá com o objetivo de estimular e aperfeiçoar os estudos e pesquisas científicas e tecnológicas, visando qualificar os estudantes. São ofertadas cerca de 400 vagas para os países que participam do programa. A seleção é online e ocorre através da avaliação do currículo do candidato, histórico, carta de recomendação e entrevista.