Nascido em 29 de fevereiro: ‘nunca tive uma data correta pra comemorar’

Afonso Carlos é um dos nascidos em 29 de fevereiro. O jornalista nasceu em 1996 e este é o sétimo aniversário comemorado na data exata.

Afonso Carlos com as irmãs e o sobrinho. Foto: Arquivo pessoal

Nascidos em 29 de fevereiro fazem menos aniversários? Afonso Carlos nasceu em 1996, mas o aniversário dele em 2024, nesta quinta-feira (29), é apenas o sétimo comemorado na data exata. O jornalista baiano radicado em Campina Grande conversou com o JORNAL DA PARAÍBA sobre como é ter nascido nesta data.

A cada quatro anos ocorre um ano bissexto, que é quando o calendário anual tem 366 dias. Nos anos bissextos, fevereiro tem 29 dias e foi em um desses, 1996, que Afonso Carlos nasceu.

nascidos em 29 de fevereiro

Afonso no seu aniversário de quatro anos, em 29 de fevereiro de 2000.
Foto: Arquivo pessoal

O jornalista conta que nos anos que não eram bissextos, seus aniversários eram comemorados um dia antes ou um dia depois.

“Então, eu nunca tive uma data correta pra comemorar, quando não tem dia 29, eu sempre me acostumei com isso desde pequeno, né? Então, nunca houve a data correta. Eu sempre falava que a data correta era o que dava tempo pra mim, o que tinha, por exemplo, fosse um dia válido, dia 28 fosse uma sexta, um sábado, o dia primeiro, talvez, se houvesse e eu comemoraria um dia antes ou um dia depois”.

O fato de só poder comemorar o aniversário na data exata a cada quatro anos nunca foi um problema para Afonso Carlos. Mesmo assim, o jornalista acredita que isso pode ter contribuído para que ele não tivesse tanto apreço por essas celebrações.

“Sempre via amiguinhos terem aí a data certa e eu não, mas também foi algo que nunca foi um tabu na minha vida, não foi um trauma na minha vida, sempre me adaptei a isso, enfim. Mas eu acho que também pela data, que é dia 29, eu não tenho um tanto apreço assim pelo meu aniversário”.

A cada quatro anos, quando finalmente fevereiro tem 29 dias, Afonso diz que as comemorações são mais especiais, apesar de ser reservado e não gostar de grandes eventos comemorativos. “Não é algo diferente das outras, não faço nada diferente das outras datas, acaba sendo especial no coração, pelo lado mais curioso”, concluiu.