Quatro das doze crianças presas em caverna na Tailândia são resgatadas

Grupo de meninos está preso em complexo desde o dia 23 de junho.

tailândiaQuatro das doze crianças presas em uma caverna na Tailândia foram resgatadas na manhã deste domingo (horário brasileiro), de acordo com o chefe das operações de resgate, Narongsak Osottanakorn. Segundo ele, os meninos foram levados imediatamente para um hospital; um deles está sendo monitorado mais intensamente.

Segundo Osottanakorn, as crianças precisaram nadar por cerca de 1 km sob a água. Ele informou que a situação de saúde dos meninos resgatados é “perfeita” e que o resgate ocorreu da melhor forma possível. Agora, os cerca de 50 mergulhadores internacionais e 40 mergulhadores tailandeses que participam da operação precisam de entre 10 e 20 horas para repor o oxigênio e concluir o resgate das outras 8 pessoas presas no complexo.

A caverna está no parque natural Tham Luang-Khun Nam Nang Par, na nortista província de Chiang Mai, região inundada e bastante úmida.

Apesar do sucesso, a operação ainda é considerada de alto risco. Os mergulhadores precisam enfrentam 4km de passagem estreitas e trechos completamente inundados; uma grande quantidade de água foi drenada das galerias e facilitou o resgate, mas a possibilidade de chuvas nas próximas horas ainda preocupa as autoridades.

O grupo de 12 crianças e um jovem de 25 anos que é seu treinador de futebol sumiu no dia 23 de junho após um treino. Eles foram encontrados no dia 2 de julho e disseram que entraram na caverna e foram encurralados por uma súbita chuva que inundou a entrada e os forçou a entrar no complexo. O grupo foi localizado pela Marinha tailandesa no dia 2 de julho.