Médico do Sertão é o primeiro paraibano vacinado contra a Covid-19 no Brasil

Almir Ferreira de Andrade, de 79 anos, trabalha no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Médico Almir Ferreira de Andrade, de 79 anos, recebe a vacina CoronaVac contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas, em São Paulo, neste domingo (17) — Foto: Nelson Almeida/AFP
Médico do Sertão é o primeiro paraibano vacinado contra a Covid-19 no Brasil
Médico Almir Ferreira de Andrade, de 79 anos, recebe a vacina CoronaVac contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas, em São Paulo, neste domingo (17) — Foto: Nelson Almeida/AFP

Natural da cidade de Santa Cruz, no Sertão da Paraíba, o médico Almir Ferreira de Andrade, de 79 anos, foi o primeiro paraibano vacinado contra a Covid-19 no Brasil. Ele estava entre os profissionais de saúde que receberam a Coronavac durante um evento do Governo de São Paulo, no Hospital das Clínicas, no domingo (17).

Formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Almir vive em São Paulo desde o final dos anos 1960. Na época ele fez residência no Hospital das Clínicas, e depois acabou se efetivando e até hoje atua na unidade. Hoje ele é diretor da emergência da neurocirurgia. 

Em entrevista à CBN João Pessoa, Almir disse que foi convidado para participar do evento, mas não sabia que seria vacinado. “Foi uma surpresa agradabilíssima. Foi um elogio de ter sido escolhido, pela idade, e por principalmente estar trabalhando”, disse Almir. 

O médico afirmou que está muito otimista com a campanha de vacinação em todo o país. “Eu estava preocupado, muitos colegas tiveram e eu no meio deles. Graças a Deus não peguei a doença”, afirmou. 

Almir destacou ainda a segurança e a eficácia da vacina e ressaltou que as medidas de prevenção à Covid-19 não devem ser deixadas de lado. “’Depois de tomar a segunda dose, você se sente seguro. Agora, vamos continuar usando máscara, a máscara é tão importante quanto a vacina”

Vacinas na Paraíba

A Paraíba vai receber 92.960 doses da vacina Coronavac  na tarde desta segunda-feira (18).Elas serão aplicadas em 54.689 paraibanos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses enviadas pelo Ministério da Saúde contemplará apenas 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), além de Indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas em instituições (1.212) e pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas (120).

“A vacinação de apenas 34% exige que tenhamos um foco em vacinar aqueles que estão no fronte da doença covid. inicialmente serão vacinados os trabalhadores que atuam nas UTI e enfermarias Covid, que são os que estão mais expostos”, comentou o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.

O quantitativo enviado nesta segunda-feira é para a primeira etapa e cobre parte da segunda dose destes grupos. Segundo a SES, as 16.418 que faltam para assegurar a segunda dose devem ser enviadas nos próximos dias pelo governo federal. A janela entre uma dose e outra deve ser de 28 dias.

As doses serão encaminhadas para os municípios de acordo com a população destes públicos informados pelo Ministério da Saúde. A primeira dose será distribuída com registro nominal, através do CPF,  e quem tomar essa deve tomar a segunda que já está garantida. A meta dessa campanha será vacinar 90% da população alvo.