Hoje é dia de imunizar cães e gatos contra a raiva animal

Meta do Centro de Zoonoses é imunizar 607.643 animais contra a raiva, em campanha que irá durar todo o mês de dezembro e começa neste sábado (1).

Os cerca de 110 mil cães e gatos existentes atualmente em João Pessoa, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deverão ser vacinados contra a raiva animal durante o próximo mês, cuja campanha será marcada pelo Dia D de vacinação antirrábica, que acontece hoje em todo o Estado. De acordo com o Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, a meta é imunizar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos na Paraíba.

Conforme explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, Francisco de Assis, para atender à demanda, cerca de seis mil profissionais foram mobilizados e colocados à disposição da população nos mais de 800 postos de vacinação distribuídos nos 223 municípios do Estado. “Algumas cidades deverão finalizar o processo antes das demais, pois receberam as doses com antecedência e começaram campanha antes. As que irão iniciar amanhã (hoje) terão até o dia 31 de dezembro para atingir a meta de cada município”, pontuou.

Segundo Francisco de Assis, para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 650 mil doses de vacina, acompanhadas de seringas. “Vale ressaltar que serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha para cada animal vacinado, proporcionando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações”, destacou ao acrescentar que hoje os postos de vacinação funcionam das 8h às 17h.

CAMPINA GRANDE
A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje das 7h às 17h, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que deve imunizar contra a raiva animal pelo menos 80% dos 61.774 cães e gatos do município. Durante todo o dia, 80 locais de vacinação, incluindo algumas unidades de saúde, escolas e SABs, estarão funcionando em diversos bairros e distritos de Campina Grande.

Também estarão atuando 221 profissionais, incluindo vacinadores, veterinários, supervisores e coordenadores, entre outros.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do município, Maria José dos Santos Oliveira, a população animal estimada é de 41.614 cães e 20.160 gatos e pelo menos 80% deve ser imunizada para que a meta seja cumprida. Além da vacinação neste sábado, a dose também pode ser aplicada, independente da campanha, de segunda a sexta-feira, no horário da manhã, no Centro de Zoonoses, localizado no bairro de Bodocongó. A raiva é uma zoonose de origem viral transmitida ao ser humano através do contato com animais doentes.