Neste domingo é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade

Segundo Ministério da Saúde, doença que atinge cerca de 25 milhões de brasileiros; uma em cada três pessoas está acima do peso no mundo

Conscientizar e travar luta contra uma doença que atinge cerca de 25 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde (MS): neste domingo (11) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade,data estabelecida pela World Obesity Federation.

São consideradas obesas as pessoas com índices de massa corporal (IMC) acima de 30. Má alimentação, sedentarismo, fatores psicológicos e uma pré-disposição genética influenciam o surgimento da doença.

Uma série de problemas de saúde – que estão acima dos padrões estéticos impostos pela sociedade atual – pode acarretar ao indivíduo com excesso de peso, a exemplo de doenças físicas e psicológicas como hipertensão, diabetes tipo 2, nível de colesterol elevado, depressão, apneia e problemas de coração.

ALERTA

De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada três pessoas esteja acima do peso em todo mundo.

Cada vez mais a obesidade atinge as classes C, D e E, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Enquanto 49% da classe A afirma ter um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos e boa alimentação, apenas 33% da classe E diz tomar os mesmos cuidados.

Dentre os fatores deste contraste, encontra-se o aumento do poder de compra da população nos últimos anos e a carência de informação sobre hábitos de vida saudáveis.

Para as pessoas com índices de massa corporal acima de 40, uma das alternativas de combate à doença quando todos os outros recursos forem esgotados é a intervenção cirúrgica bariátrica, cuja demanda requer um acompanhamento multidisciplinar que envolve diversos profissionais.

“É importante que o paciente compreenda que o procedimento é um tratamento e não se limita à sala de cirurgia”, explica Ricardo Cruz, Diretor do Centro Gastrobariátrico da Paraíba. “Existe um acompanhamento contínuo que envolve o cirurgião, nutricionista e psicólogo”.