Saiba o que observar na hora de comprar pets e evitar canis clandestinos

Resgate de cães da raça Sptiz em canil clandestino acendeu alerta para cuidados na hora da compra.

Cachorro Dom com um dos seu brinquedos favoritos. Imagem Thiago Zanetti Fotografia

Um resgate de mais de 30 cães da raça Sptiz em um canal clandestino em João Pessoa, na última terça-feira (18), acendeu o alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora da compra de pets. Para evitar situações de maus tratos, pessoas interessadas na tutoria devem observar algumas questões.

Segundo o especialista em comportamento animal Miguel Cavalcanti, os interessados devem prestar atenção em alguns fatores que podem indicar irregularidades nos canis, como o preço abaixo da média. Também é preciso conhecer o animal além das fotos na internet.

O criador responsável vai gostar de dar informações. Vai querer dizer como cuida dos pais do cachorro, como foi seu nascimento… Então a primeira coisa [a se fazer] é se informar. Não adote simplesmente por uma foto na internet, mas procure se informar sobre o espaço”, recomenda.

O especialista também chama atenção para as particularidades de cada raça. Segundo ele, todas elas têm pré-disposição para doenças específicas e precisam de cuidados individuais. Por isso, quando o canil tem muitas opções, pode ter também ausência de cuidados específicos.

São muitas particularidades para cada raça, então não pode ter um canil especialista em muitas opções, com muitas variedades. Desconfie disso”, diz.

Saiba o que observar na hora de comprar pets e evitar canis clandestinos
Luna e Jaca – Arquivo Dog Moke Escola Parque – Thiago Zanetti Fotografia

Além disso, é preciso observar os valores cobrados pelo animal. Isso porque na internet, por exemplo, há uma maior variedade de preços, mas isso também pode apontar para irregularidades no canil responsável pela venda. Por todas essas razões, a melhor opção pode ser a adoção.

Não é só porque o cão tem pedigree que ele é bem tratado, que é saudável. Não assista um filme e escolha um animalzinho! Vamos adotar, e observar também o tratamento dado pelas ONGs que trabalham com essa causa.

A partir das recomendações do especialista, o Jornal da Paraíba preparou uma lista com os principais pontos a serem observados na hora da compra de animais (confira abaixo).

Onde adotar pets em João Pessoa e Campina Grande

Na capital paraibana João Pessoa, há pets disponíveis para adoção no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, no bairro Jardim Cidade Universitária. Para mais informações, o centro disponibiliza o telefone: (83) 3214-3459.

Em Campina Grande, o Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal tem animais disponíveis para adoção. Os interessados devem ir até o local, que fica no bairro do Bodocongó, Rua Isolda Barros Torquarto. No momento da adoção, é preciso apresentar CPF, RG e comprovante de residência. O local fica aberto das 7h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além dos Centros de Zoonoses, há várias ONGs que acolhem os bichos e os doam para novos tutores. Elas podem ser facilmente encontradas na internet.