Botafogo-PB cobra punição por atos de vandalismo no Almeidão e fala em relação prejudicada com o América-RN

Através de uma nota oficial o clube pedi providências às autoridades e aos envolvidos na depredação do último sábado, no Estádio Almeidão.

O ocorrido no último sábado no estádio Almeidão não passou batido pela diretoria do Botafogo-PB, que se pronunciou  sobre os atos de vandalismo praticados por torcedores do América-RN, em jogo da Série D, onde o Alvirrubro enfrentou o São Paulo Crystal. Foram destruídos itens de uma torcida organizada do time de João Pessoa e a diretoria afirmou que, após o fato, a relação institucional entre as duas agremiações ficará prejudicada.  

A nota se refere às cenas lamentáveis foram vistas no último sábado no Almeidão. No intervalo do jogo, torcedores do América-RN depredaram o patrimônio da torcida Império Alvinegro, do Botafogo-PB, que fica sempre na arquibancada sombra do Almeidão e que, segundo o clube, é conhecida por não se envolver em confusão contra torcidas visitantes. Os materiais estavam em uma sala do estádio, que teve a porta arrombada por torcedores do Alvirrubro natalense. Foram bandeiras, faixas e instrumentos musicais pertencentes à bateria rasgados e queimados. 

Diante de tudo que aconteceu a diretoria do Belo repudiou o ocorrido e deixou claro que a relação entre os dois clubes, que no âmbito institucional sempre foi cordial, ficará prejudicada. 

“O Botafogo Futebol Clube repudia veementemente qualquer tipo de violência ligada ao futebol… Não bastasse o ato covarde e irresponsável, atingiram também a nossa marca, macularam o nosso escudo, um ato que não será tolerado. O Botafogo Futebol Clube sempre manteve uma relação cordial em campo institucional com o América-RN, relação esta que fica prejudicada diante do exposto”, disse um trecho da nota. 

Confira a nota na íntegra ao fim desta reportagem. 

Botafogo-PB cobra punição por atos de vandalismo no Almeidão e fala em relação prejudicada com o América-RN
Polícia chegou para conter os atos de vandalismo no Almeidão | Foto: Reprodução / redes sociais

Vale lembrar que, se no âmbito institucional a relação sempre foi cordial, entre torcidas sempre houve rivalidade, principalmente porquê historicamente as torcidas organizadas de Botafogo-PB e ABC, maior rival do América-RN, sempre foram aliadas, aumentando a rixa entre Belo e Mecão nas arquibancadas. 

Ainda na nota os dirigentes se colocaram à disposição da torcida prejudicada, para dialogar sobre a recuperação de pelo menos parte do patrimônio perdido. Também foram cobradas providências por parte de todos os envolvidos no jogo, além de punição para quem praticou o vandalismo.  

“Por fim, o Botafogo Futebol Clube cobra que as autoridades envolvidas na partida, as forças de segurança do estado, a Federação Paraibana de Futebol e o clube mandante da partida, o São Paulo Crystal, tomem as providências cabíveis para que os danos sejam reparados e os criminosos envolvidos sejam identificados e punido”, seguiu a nota. 

O clube ainda afirmou que é um dos que mais sofrem com o rigor das medidas de segurança tomadas pelas autoridades locais, mas que vem sendo prejudicado por não existir isonomia nesse rigor. 

 

Confira a nota na íntegra 

NOTA OFICIAL 

Diante do episódio lamentável visto por todos nas dependências do estádio Almeidão na tarde de sábado (11) em jogo válido pela Série D entre São Paulo Crystal e América-RN, o Botafogo Futebol Clube vem a público se posicionar e repudiar o ocorrido. 

O Botafogo Futebol Clube repudia veementemente qualquer tipo de violência ligada ao futebol. Membros de uma torcida organizada do América-RN depredaram o patrimônio público, ao invadir a sala do Almeidão onde estavam os materiais da torcida Império Alvinegro, e atearam fogo em bandeiras dentro do estádio, abaixo das arquibancadas, colocando a integridade de todos os presentes em risco. Não bastasse o ato covarde e irresponsável, atingiram também a nossa marca, macularam o nosso escudo, um ato que não será tolerado.  

O Botafogo Futebol Clube sempre manteve uma relação cordial em campo institucional com o América-RN, relação esta que fica prejudicada diante do exposto. 

O Botafogo Futebol Clube presta sua irrestrita solidariedade à Torcida Organizada Império Alvinegro (@imperio1931), que desde 2004 carregam a missão de fazer pulsar a arquibancada sombra do estádio Almeidão, se dedicando exclusivamente ao papel de torcer, empurrar nossos atletas e fazer uma verdadeira festa nas arquibancadas. O clube se coloca à disposição para conversar com os diretores da torcida e encontrar alguma forma de ajudar após a destruição de parte do seu material. 

Por fim, o Botafogo Futebol Clube cobra que as autoridades envolvidas na partida, as forças de segurança do estado, a Federação Paraibana de Futebol e o clube mandante da partida, o São Paulo Crystal, tomem as providências cabíveis para que os danos sejam reparados e os criminosos envolvidos sejam identificados e punidos.  

O Botafogo Futebol Clube é um dos clubes que mais sofre com o rigor das medidas adotadas pelas autoridades de segurança e neste momento é um dos mais prejudicados pela falta de isonomia desse rigor. 

 

Não à violência, o futebol é um espaço de paz para todas e todos. 

Diretoria Executiva – Botafogo Futebol Clube