Brilho usado na medida certa

Sinônimo de glamour e requinte, os brilhos já vêm fazendo a cabeça das mulheres há muito tempo.

Sinônimo de glamour e requinte, os brilhos já vêm fazendo a cabeça das mulheres há muito tempo. Seja em peças de roupa, acessórios ou maquiagens, eles não apenas incrementam os looks, mas também são considerados excelentes aliados de uma autoestima elevada.

A designer de moda Michelle Leite de Almeida, uma grande apreciadora da tendência, acredita que além de trazerem originalidade, os brilhos sempre estão em alta. “Usar o brilho é tornar o visual mais charmoso e elegante, podendo deixar exuberante o look da noite e tornar o look do dia a dia mais fashion. A vantagem é poder tornar peças do dia a dia usáveis para qualquer ocasião”, afirma.

A blogueira de moda e consultora de estilo Mariana Freitas concorda e ainda acrescenta que coordenar os brilhos durante o dia pode, inclusive, ser um exercício de criatividade. “A mulher precisa ousar mais e saber como fazer. Tudo é válido no dia a dia, até mesmo os brilhos”, sustenta.

“Costumo dizer às minhas amigas e leitoras que quando você pensa em compor um look com determinada peça e veta por motivos de ‘essa blusa é para usar a noite, não vou usá-la agora’, você cria uma espécie de bloqueio criativo”, completa.

Mesmo com tantas vantagens e possibilidades para as ocasiões diurnas, é sempre bom evitar os exageros, levando em conta que o bom senso é imprescindível para a harmonia do look, como observa Michelle. “A regra básica para não errar no dia a dia é misturar as peças brilhosas com as básicas e de cores neutras. O brilho deve ser discreto e pode vir em estampas, colares, anéis, bordados nas camisetas e vestidos”, indica.

A designer considera, ainda, que comprar os itens em grandes lojas de departamento é uma ótima opção, uma vez que elas oferecem roupas de qualidade a baixo custo, “sendo possível adquirir mais de uma peça, além de saciar o desejo de estar sempre na moda”.

Em relação ao ambiente profissional, Michelle sugere que o brilho seja usado para complementar “e não para atrapalhar o visual”. “Deve-se investir em roupas discretas ou com estampas minimalistas, deixando o brilho restrito aos acessórios”, frisa.

Já na balada, conforme a especialista, ele pode ser usado em qualquer item do vestuário. “Nos casamentos e formaturas, estão liberados também. Todas as peças podem ter brilhos, desde que o visual não fique muito ‘pesado’ ou com informação demais”, conclui. (Especial para o JP)