Combate ao crime

Reunião entre presidente do TJPB e representantes das Polícias Civil e MIlitar discutiram formas de integrar comunicação

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, participou de uma reunião no início dessa semana com o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Coelho Lima, além de técnicos de Informática e representantes da Polícia Civil e Militar da Paraíba, com o objetivo de discutir melhores formas de integração entre as duas instituições, para acelerar processos e agilizar serviços relacionados à segurança pública.

Na ocasião, foram propostas novas formas de comunicação virtual oficial entre as delegacias e o Judiciário, por meio de uma integração dos sistemas.

As medidas serão estudadas pelos profissionais da área de Informática dos dois órgãos. De acordo com o secretário Cláudio Lima, uma melhor comunicação eliminará gargalos e possibilitará a prestação de um melhor serviço à sociedade.

Os presentes também trataram de melhorias em procedimentos de gestão, com a criação de uma Câmara de Articulação com o Judiciário e o Ministério Público, através da designação de um juiz articulador para participar de reuniões junto aos órgãos de Segurança. “A segurança pública tem que ser vista como um sistema maior, que envolve o Poder Executivo e seus órgãos, a Polícia Militar, Civil, Bombeiros, o MP, o Poder Judiciário, o sistema prisional e a própria sociedade. Muito tem que ser debatido entre todos estes atores, por isso a importância desta articulação e da ampliação das discussões, em busca de reduzirmos a impunidade”, explicou o secretário.

O presidente do TJ ainda ressaltou que esta articulação entre as instituições demonstrou sucesso em ações como a “Operação Laços de Sangue”, responsável pela investigação de homicídios realizados em Catolé do Rocha e Patos, envolvendo brigas entre famílias da região. Ele acrescentou que o Poder Judiciário mantém um permanente diálogo com as forças de segurança e essa interação tem como objetivo o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.