Direção do Roger diz que fuga foi planejada por detentos irmãos

Detento troca de identidade com o irmão para escapar do presídio do Roger. Primeira informação divulgada culpava Justiça Penal por erro no alvará de soltura.

Da Redação

Diferente da primeira informação publicada mais cedo, a fuga de um detento da Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (18), não tem a ver com um erro do judiciário. A fuga foi resultado de um plano feito por dois presos, irmãos, que teve sucesso.

Mais cedo, a Secretaria de Comunicação do Governo da Paraíba havia informado que uma juíza da Vara de Execuções Penais havia emitido a liberação do irmão do verdadeiro detento que deveria ter sido solto. Com a troca dos nomes, o presídio apenas cumpriu a determinação e soltou o detento errado.

No entanto, no início da tarde, a Comunicação corrigiu a informação. Segundo eles, o diretor do presídio, Josenildo Porto Wanderley, garantiu que o alvará era para Eliseu Avelino Clementino, de 27 anos, e quando houve o chamado, seu irmão Eliézer Avelino Clementino, de 25, se apresentou ao oficial de Justiça e ao pessoal do presídio como sendo Eliseu, confirmando inclusive todos os dados do irmão que seria liberado.

No cadastro dos presidiários não havia fotografia, porém o presidiário informou todos os dados pessoais do irmão – como número de documentos, nome e data de nascimento dos pais.

A descoberta se deu apenas na última segunda-feira, quando foi iniciado um recadastramento dos 913 presos da unidade. Alguns estavam sem fotografias nos seus prontuários – como foi o caso dos dois detentos – o que levou a Secretaria de Administração Penitenciária a refazer todas as fotografias dos detentos.

Diligências estão sendo efetuadas para recapturar o detento Eliézer Avelino Clementino. Eliézer é preso provisório por roubo (artigo 157). Já Eliseu cumpre pena respondendo por furto e roubo (art. 155 e 157). O diretor Josenildo Porto está interrogando Eliseu e este já adiantou que o irmão havia dito a ele que sairia do presídio utilizando seu alvará de soltura, o que levará Eliseu a responder por cumplicidade.