Estudantes de Sousa conquistam o 3º lugar em concurso nacional de robótica

Equipe ‘Robossauros’ é formada por alunos do ensino médio e construiu um robô que recebeu o nome de Pelé, em homenagem ao ícone do futebol.

Equipe ‘Robossauros’, de uma escola da cidade de Sousa, conquistou o terceiro lugar em prêmio nacional de robótica. Foto: Alexsandra Sousa/Arquivo Pessoal
escola da cidade de Sousa
Equipe ‘Robossauros’, de uma escola da cidade de Sousa, conquistou o terceiro lugar em prêmio nacional de robótica.
Foto: Alexsandra Sousa/Arquivo Pessoal

Alunos de uma escola da cidade de Sousa conquistaram o terceiro lugar em uma competição nacional de robótica, o Festival SESI de Robótica. A equipe ‘Robossauros’ é formada por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola SESI em Sousa.

A competição aconteceu de forma remota e contou com a participação de 138 equipes, e cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas do país. Cada equipe precisava construir um robô que realizasse diversas atividades valendo pontos, como acertar as argolas no gol. O robô da equipe ‘Robossauros’ foi chamado de Pelé, em homenagem ao ícone do futebol brasileiro.

Francisco Dantas, de 18 anos, membro da equipe, está muito feliz por ter representado a cidade de Sousa em uma competição nacional. “Nunca devemos desistir daquilo que desejamos, mesmo com todas as dificuldades. Na nossa região, também é possível sim fazer tecnologia e inovação”, afirmou.

Além de Francisco, integram a equipe Ana Beatriz Lima, Anna Lara Batista, Cauã de Oliveira, Fábio Luciano da Silva, Mônica Pereira, Victor Andrade, Ygor de Almeida e Kauã dos Santos. Os supervisores técnicos são os professores Jebson Fábio Pinto e Silva e Francisco Erberto Sousa.

>>> Decreto de Campina Grande amplia flexibilizações e projeta aulas presenciais para setembro

Sobre a competição

O evento foi dividido em três categorias: Torneio SESI F1 in Schools, Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL), e o resultado foi divulgado no último sábado, dia 26. Os alunos de Sousa competiram no Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC), ficaram em 3º lugar, e receberam o Prêmio Top 6 da competição.