Ex-senadora e ex-candidata Marina Silva oficializa saída do Partido Verde

Gabeira diz que apoia movimento de Marina, mas que segue no partido.

Do G1

A ex-senadora Marina Silva anunciou, nesta quinta-feira (7), a desfiliação do Partido Verde no evento "Encontro por uma nova política", realizado na Zona Oeste de São Paulo, e a criação de um movimento, ainda sem nome, para discutir política. O evento reuniu aliados da ex-ministra do Meio Ambiente.

Segundo o deputado federal Alfredo Sirkis, o movimento terá como lema o tema "verde e cidadania".

"Não é hora de ser pragmático, é hora de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos", disse, em discurso. A íntegra do discurso foi publicada no blog da ex-senadora, assim como a carta de desfiliação, assinada por outras 15 pessoas.

O ex-deputado Fernando Gabeira participou do evento por meio de uma videoconferência. Em reportagem publicada às 15h57 desta quinta, o G1 errou ao informar que o ex-deputado anunciou desfiliação do PV. Ele apenas expressou apoio ao movimento de Marina Silva, mas não declarou ter deixado o partido e afirmou que não cogita sair do PV.

Eleições

Marina ressaltou que a saída do partido não tem motivação eleitoral. "Manter a coerência e seguir em frente, é o sentido de nosso gesto, repito. Não se trata de uma saída pragmática, com olhos postos em calendários eleitorais. Ao contrário, é a negação do pragmatismo a qualquer preço."

"Não sou candidata a priori, não vou ficar na cadeira cativa e não sei se vou me candidatar à presidência (em 2014). Não vou engessar a minha vida a priori numa expectativa induzida para ser candidata. Me exponho a um processo e quero ver, como pessoa, onde é melhor a minha contribuição”, afirmou.

Marina deixou o PT em agosto de 2009 e se filiou ao PV para concorrer às eleições de 2010. Disputou a Presidência da República e ficou em terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos.

Sobre o movimento que deverá mobilizar a partir de agora, ela afirmou: “Estamos procurando metabolizar uma nova forma de fazer polítca, não há ainda uma fórmula. As pessoas estão na expectavia, mas também estou. Não deve ser criada a ilusão da velha liderança.”

‘Coerência’

Marina começou seu discurso relembrando o texto para um convite para a candidatura de 2010, em que falava na criação de “um grande movimento para que o Brasil vá além e coloque em prática tudo aquilo que a sociedade aprendeu nas últimas décadas”. O documento também dizia, segundo Marina, que era preciso “reinventar o futuro” e que “a distância entre o que somos e o que podemos ser não é tão longa se nos dispusermos a começar a caminhada.”

“Estamos aqui hoje para reafirmar que esta continua sendo a nossa palavra, que vale o que está escrito. Está nesta palavra dada a principal razão pela qual eu mesma e tantos companheiros estamos nos afastando do Partido Verde. Para manter nossa coerência e seguir em frente, em união com aqueles que, embora não se desligando do partido por diversas razões, permanecerão críticos e em consonância com o mesmo pensamento.”

Ela acrescentou que a experiência no PV “serviu para sentir até que ponto o sistema político brasileiro está empedernido e sem capacidade de abrir-se para sua própria renovação.”

Marina fez outras críticas ao partido, mas de forma indireta. "O resultado mais grave da perversão do sistema político é o afastamento das pessoas da Política com P maiúsculo, pela qual cada um pode ser parte das decisões públicas por meio de suas opiniões, sua palavra, suas propostas, seu voto bem informado e consciente."